MATO GROSSO

Curso de libras, inglês e espanhol visa ampliar acessibilidade ao atendimento eleitoral

Publicado em

Com o objetivo de ampliar o acesso de pessoas com deficiência e imigrantes aos serviços da Justiça Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) iniciou cursos de libras, inglês e espanhol para atendentes, nesta segunda-feira (07.08). O projeto piloto é realizado pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) e a Ouvidoria Eleitoral, com conteúdo focado no atendimento especializado.

A iniciativa conta com a participação de professores(as) e monitores(as) de forma voluntária e a expectativa é, após avaliação dos resultados do projeto piloto, ampliar o projeto e incluir profissionais especializados. Cerca de 15 servidores(as), entre atendentes da Corregedoria, Ouvidoria e da Casa da Democracia, participam.

As aulas ocorrem às segundas (espanhol), quartas (libras) e sextas (inglês), das 11h às 11h30, na sala de aula da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-MT). O curso será realizado até o dia 29 de novembro deste ano.

A vice-presidente e corregedora regional eleitoral, desembargadora Serly Marcondes Alves, frisou que a ampliação da acessibilidade é uma das prioridades da atual gestão. “Com este curso, iremos contribuir para a inclusão de pessoas surdas e mudas e daquelas que vieram de outros países e têm dificuldade na compreensão da nossa língua. Não visamos apenas o atendimento por si só, mas um acolhimento e atenção àqueles q àquelas que têm alguma barreira para acessar nossos serviços”.

Na abertura, o juiz auxiliar da Corregedoria, Antônio Veloso Peleja Júnior, ressaltou que a atividade é resultado da preocupação do TRE-MT em ampliar a acessibilidade. “Ser uma nação solidária implica em contribuir com a inclusão e melhores condições de vida para as pessoas socialmente vulneráveis. Parabenizo a Ouvidoria Eleitoral, na pessoa do ouvidor, Dr. Jackson Coutinho, por esta ideia que é bastante inclusiva. Somos servidores públicos e nossa missão é servir ao público, melhorar as condições de vida da sociedade, garantindo o acesso de todos e todas”.

Leia Também:  Presidente do Tribunal designa juízes e juízas diretoras dos fóruns do Judiciário mato-grossense

De acordo com o ouvidor eleitoral e juiz-membro do TRE-MT, Jackson Francisco Coleta Coutinho, outras iniciativas foram realizadas de formas pontuais a atendentes da Ouvidoria, mas sem uma continuidade. “Nossa ideia é colocar em prática este projeto piloto, integrando servidores(as) das demais centrais de atendimento, e posteriormente, analisarmos os resultados para fazer ajustes e implementar uma ação permanente e mais profissional. Tudo isso visando a melhor comunicação com o público e a efetividade do serviço prestado à sociedade”.

O auxiliar da Ouvidoria Eleitoral, Gilson Henrique Verlangieri Carmo, disse que o conteúdo é focado nas demandas de eleitores(as), já que serão abordados tópicos que auxiliem os(as) participantes a atenderem pessoas com deficiência e imigrantes da melhor forma possível. A servidora da Assessoria de Planejamento (Asplan) do TRE-MT, Grace Cristiani Carvalho Nunes Gasparoto, que atua na assistência de sustentabilidade e acessibilidade, frisou que a iniciativa está totalmente alinhada ao Programa de Logística Sustentável (PLS). “Dentro do pilar social, temos ações solidárias voltadas ao público externo. A preocupação em atender este público de forma digna representa que nossa instituição está se portando de forma socialmente responsável”.

Leia Também:  Ciopaer homenageia 47 personalidades que contribuem com missões aéreas da Segurança Pública

Para a coordenadora da Central de Atendimento da Casa da Democracia, Wilma Carla Chaves Figueiredo Seixas, disse que o curso é muito importante. “Queremos capacitar todos(as) da central, acho interessante dar continuidade e ter a prática de conversação para as pessoas poderem atender no dia a dia, não só na Casa da Democracia, mas nos mutirões e outras iniciativas de atendimento externas, onde temos muita demanda de pessoas com deficiência e estrangeiras, por exemplo”.

Jornalista: Nara Assis

Anúncio

#PraTodosVerem: Foto da sala de aula instalada na Casa da Democracia, em que aparecem servidores(as) sentados nas carteiras, de perfil, de frente para uma parede com uma tela de projetor. Nela, está projetado um slide com a marca do TRE-MT e abaixo, está escrito Capacitação de Libras, Espanhol e Inglês À esquerda, está o juiz auxiliar da Corregedoria, Antônio Veloso Pele Júnior e, à direita, o auxiliar da Ouvidoria Eleitoral, Gilson Carmo.

Fonte: TRE – MT

Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA