Servidores da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso, que atuam na área da Receita Pública e de Projetos Estratégicos, fizeram na quinta-feira (03.08) e sexta-feira (04.08) uma visita técnica à Secretaria da Economia do Estado de Goiás. A comitiva de Mato Grosso, composta por sete fiscais de tributos estaduais, conheceu a Central de Operações Estaduais (COE) que utiliza inteligência artificial no controle de mercadorias em trânsito, coibindo a sonegação fiscal.
A visita técnica foi realizada com o objetivo de conhecer o projeto de fiscalização de trânsito de mercadorias e sistema de malha fiscal do fisco goiano. A experiência possibilitou ainda a troca de conhecimento e informações com a Secretaria da Fazenda do Estado do Pará, que também participou da visita.
Além de conhecer e compartilhar as experiências de cada estado, a Sefaz MT espera agregar o conhecimento produzido pelos nossos vizinhos em ações realizadas em Mato Grosso, assim como estreitar relacionamentos, possibilitando ações integradas entre os estados de fronteira. Essa integração torna os fiscos mais fortes e reprime crimes contra a ordem tributária e a fraude fiscal.
“Faremos trocas pontuais dos registros de passagens de interesse comum, de Mato Grosso para Goiás e vice-versa, a mesma coisa com o Pará, para que possamos monitorar conjuntamente as operações de trânsito. Será feito um projeto piloto para que possamos estreitar e já executar um modelo operacional de ação conjunta em relações bilaterais”, explica o superintendente de Fiscalização, José Carlos.
Para o superintendente de Controle e Monitoramento, Henrique Carnaúba, a troca de experiências mostrou que o fisco mato-grossense está no caminho certo de inovação e soluções para a área fiscal. “O encontro com a Secretaria da Economia de Goiás foi extremamente proveitosa. Identificamos que estamos no caminho certo. Com a troca de informações podemos fazer alguns ajustes no que já está sendo desenvolvido pela Sefaz MT, que podem alavancar a implantação de soluções que são necessárias para o controle monitoramento dos contribuintes”.
As equipes de Mato Grosso e do Pará foram recebidas pelo superintendente de Controle e Fiscalização, Marcelo Mesquita, e pela gerente de prospecção e Auditoria, Giovana Zanato. Eles apresentaram programas e sistemas de fiscalização, controle, monitoramento e auditorias, além dos resultados já obtidos pela Secretaria da Economia.
O Infotrânsito, que dá base para o trabalho Central de Operações Estaduais, foi demonstrado aos visitantes. Ele usa tecnologias e inteligência artificial, com antenas e câmeras de monitoramento (OCR), para controle de mercadorias em trânsito em Goiás. O sistema de cobrança e procedimentos aplicados na auditoria fiscal também foram apresentados pelo fisco de Goiás.