MATO GROSSO

Magistrado de Roraima conhece metodologia do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa de MT

Publicado em

O trabalho do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa- NugJur, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso já é referência para outros estados e chamou a atenção do juiz do Tribunal de Justiça de Roraima, Eduardo Carvalho. O magistrado veio conferir de perto a iniciativa do Judiciário mato-grossense e nesta quarta-feira,14 de junho, participou de uma reunião com a diretora-geral do TJMT, Euzeni Paiva de Paula, a gestora-geral do NugJur, Claudia Regina Duarte Bezerra Candia e assessora especial da presidência do TJMT, Katiane Boschetti da Silveira.
 
Durante o encontro foi apresentada a metodologia utilizada pelos círculos de construção paz pela equipe do Núcleo, como também as possibilidades em que a ferramenta pode ser aplicada como política pública adotada por estado e municípios.
 
“Satisfação muito grande ser recebido por toda equipe do NugJur, uma equipe muito capacitada com serviço prestado para todo estado, uma complexidade muito grande, e um serviço muito bem prestado sob a tutela da desembargadora Clarice e do juiz Túlio. Conhecemos o trabalho pioneiro de excelência que deve ser replicado para o Brasil inteiro, inclusive para Roraima”, enalteceu o juiz Eduardo Carvalho, coordenador do Nupemec do Tribunal de Justiça de Roraima.
 
Para a diretora-geral do TJMT, Euzeni Paiva de Paula, “é uma honra para o Tribunal e para nós recebermos autoridades e pessoas em geral que têm interesse em conhecer a política pública da pacificação social que estamos desenvolvendo aqui no estado de Mato Grosso. E gratificante saber que nosso trabalho está sendo visto, trabalho que tem sido feito ao longo dos anos, com tanta dedicação e é meta da administração a pacificação social, a implantação e expansão da política pública. É um prazer compartilhar conhecimento e nessa troca todo mundo acaba ganhando”, enfatizou.
 
Que Círculo de Construção de Paz – é uma das ferramentas utilizadas pela Justiça Restaurativa, que traz como conceito a mudança da percepção social a partir do acolhimento, do diálogo e da escuta ativa. Os círculos podem ser aplicados em todo e qualquer ambiente de convivência coletiva, e inclusive no atendimento às famílias.
 
Dados – O NugJur é coordenado pelo juiz auxiliar da presidência, Túlio Duailibi, e desde o ano de 2018, o Núcleo tem percorrido o estado levando a Justiça Restaurativa por meio dos Círculos de Construção de Paz nas comarcas de Mato Groso com trabalho desenvolvido junto à rede de proteção, rede pública de ensino e sociedade em geral. Até o momento mais de 16.600 pessoas foram atendidas, 41 cursos de formação realizados e 950 facilitadores formados.
 
#paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem 1: equipe do Nugjur fazendo a apresentação dos trabalhos ao juiz de Roraima. 
 
Eli Cristina Azevedo
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia Também:  Ex-MBL aciona Justiça para barrar indicação de Prates à Petrobras

Advertisement

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA