MATO GROSSO

MPMT promove roda de conversa virtual com nutricionista Bela Gil

Publicado em

Com o objetivo de compartilhar com os integrantes do Ministério Público do Estado de Mato Grosso informações referentes ao consumo consciente de alimentos e à sustentabilidade ambiental, a Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Cidadania, Consumidor, Direitos Humanos, Minorias, Segurança Alimentar e Estado Laico promove a roda de conversa virtual “Quem vai fazer essa comida?”, na próxima sexta-feira (22). O evento contará com palestra da nutricionista e chef de cozinha Bela Gil. 

A roda de conversa ocorrerá das 9h às 10h30 (horário de Mato Grosso), por meio da plataforma Microsoft Teams, com transmissão ao vivo pelo canal do MPMT no YouTube. O evento é realizado em parceria com o Centro de Apoio Operacional (CAO) Direitos Humanos, Diversidade e Segurança Alimentar e apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do MPMT.

A palestra é baseada no livro “Quem vai fazer essa comida? – Mulheres, trabalho doméstico e alimentação saudável”, lançado em abril deste ano, no qual Bela Gil critica a histórica desvalorização do ato de cozinhar, com raízes escravocratas. A chef relaciona alimentação saudável, feminismo e trabalho doméstico, promovendo uma reflexão sobre quem pilota o fogão. 

Leia Também:  Corregedor recebe visita de cortesia do Sindojus/MT

Segundo a autora, ela procurou abordar uma série de assuntos complexos e interligados que estão na raiz das desigualdades alimentares enfrentadas pelos brasileiros. “Não podemos mais tolerar um país onde haja gente com fome. Isso é degradante e ultrajante. Da mesma maneira, não podemos aceitar que essa fome seja supostamente combatida com alimentos ultraprocessados que adoecem o corpo, a mente e o planeta”, traz a introdução da obra. 

Bela Gil é bacharelada em nutrição pela Hunter College em Nova York e mestra em Ciências Gastronômicas pela Universidade de Ciências Gastronômicas da Itália (Unisg), com ênfase no sistema global da alimentação. 

Projeto em Chapada dos Guimarães – Recentemente, cerca de 50 educadores de oito escolas de educação infantil da área urbana e rural de Chapada dos Guimarães (a 67km de Cuiabá) participaram do programa de formação e qualificação “Cozinhas & Infância”, desenvolvido pelo Instituto Comida e Cultura (ICC), que tem como uma das fundadoras Bela Gil.

As aulas aconteceram de forma virtual e presencial, com atividades práticas na cozinha do Centro Municipal de Educação Infantil ‘Magia Do Saber’ Anita Goulart. O projeto contou com recursos do Banco de Projetos e Entidades (Bapre) do MPMT. Segundo o ICC, o objetivo do programa foi preparar educadores, apresentando conhecimentos sobre a história da alimentação humana e da culinária brasileira, habilidades culinárias e alimentação saudável.
 

Leia Também:  Revista sobre trabalhos realizados em escolas do campo e quilombolas já está disponível no site da Seduc-MT

Fonte: Ministério Público MT – MT

Advertisement
Advertisement

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA