MATO GROSSO

Nosso Judiciário: Acadêmicos de Administração e Economia da UFMT são recebidos no Palácio da Justiça

Publicado em

O juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Lídio Modesto recepcionou nesta terça-feira (11 d abril), na sede do Poder Judiciário, um grupo de aproximadamente 30 acadêmicos dos cursos de Administração e Economia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A recepção faz parte do Projeto Nosso Judiciário, desenvolvido para ampliar o convívio e a aproximação entre a Justiça e a sociedade.
 
Durante a visita, alunos do 6º ao 10º semestre percorreram as instalações do Tribunal de Justiça, e puderam acompanhar parte da rotina de servidores (as) e magistrados (as) na execução dos trabalhos judiciais.
 
Na passagem pelo Espaço Memória, os acadêmicos tiveram acesso à história do Poder Judiciário de Mato Grosso contada em imagens, documentos e obras de arte. No local é possível conhecer fatos do Brasil Colônia, narrados a partir de documentos originais do final do século XIX e início do século XX, como uma petição manuscrita de um habeas corpus de 1.886, impetrado em favor de uma escrava alforriada, mas que teve a liberdade constrangida pelo seu antigo dono.
 
O visitante também tem a oportunidade de ver como era a estrutura do Judiciário no passado, como a mostra da instalação completa de um Tribunal do Júri, que funcionou até 1.963 na Comarca de Diamantino. Ou ainda, a máquina de datilografia Remingtom, de 1.920, sobre a mesa do presidente do Tribunal do Júri, entre outras peças e obras preservadas.
 
Em conversa com os alunos e alunas, o juiz Lídio Modesto, anfitrião das turmas, fez uma breve apresentação sobre sua carreira no judiciário e os trabalhos desenvolvidos junto à Corregedoria-Geral da Justiça.
 
“O Nosso Judiciário é um projeto de sucesso, dentro e fora do Tribunal, exatamente pela capacidade de enxergar a contribuição que pode ser dada para o aprendizado não apenas dos alunos, mas também para nós, servidores e servidoras do Poder Judiciário, que seguimos em constate aprendizado. E a oportunidade hoje, de passar por esse enriquecimento, foi totalmente minha. Receber alunos de outras carreiras, como Administração e Economia demonstra o interesse da juventude em conhecer o funcionamento da máquina pública, e inclusive, as possibilidades de um dia adentrar ao Poder”, enfatizou o magistrado.
 
Os alunos também receberam das mãos do magistrado, exemplares do Glossário Jurídico – TJ Responde, onde estão reunidas definições simplificadas de conceitos jurídicos, tornando a linguagem mais simples e acessível à população.
 
A professora do curso de Administração da UFMT, Ana Paula Marques Andrade, parabenizou o Poder Judiciário pela sensibilidade em abrir as portas da instituição, garantindo oportunidade de enriquecimento pessoal e profissional aos alunos.
 
“Quando soube que teríamos a oportunidade de conhecer o Tribunal, imediatamente visualizei as possibilidades que os nossos alunos teriam de integração com um ambiente tão rico em conhecimento. Foi possível ver nos olhos deles a expressão de admiração e entusiasmo, especialmente no contato com os magistrados, que para quem está do lado de fora, parece algo difícil e distante. O intercâmbio entre diferentes profissões é necessário, porque eles vão lidar com isso durante a vida, e talvez até mesmo, decidam mudar de profissão e se tornarem juízes ou advogados”, refletiu a professora.
 
Para a aluna de Administração, Maria Lúcia, a visita ao Tribunal confirmou sua decisão pela realização de uma segunda faculdade, desta vez, na área de Direito. “O simples fato de conhecer o Tribunal de Justiça já é inspirador. É um ambiente que motiva, que desperta a vontade de progredir profissionalmente, e para mim, de uma forma muito especial, trouxe a certeza de que devo cursar Direito, minha segunda paixão. E as oportunidades de fazer parte do Tribunal são diversas, não apenas para concursados, mas aqui temos profissionais de diferentes áreas, atuando como comissionados, contratados e terceirizados. Estou bastante motivada”, concluiu.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: Foto dos alunos em visita ao Espaço Memória, posando para foto com o juiz Lídio Modesto, ao centro. Segunda imagem: Juiz Lídio Modesto, que usa terno cinza escuro e camisa branca, em entrevista à TV.Jus. Terceira imagem: Professora Ana Paula, que usa blusa rosa, tem cabelos castanho escuro, lisos e na altura dos ombros. Quarta Imagem: Aluna Maria Lúcia, que veste blusa cinza, cabelos loiros e lisos abaixo dos ombros, que segura nas mãos um exemplar do Glossário Jurídico.
 
Naiara Martins
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia Também:  Bruna Biancardi volta à paris e fãs especulam: “voltou com o nosso Neymar!”

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA