MATO GROSSO

Poder Judiciário de Mato Grosso

Publicado em

Autoridades marcaram presença na solenidade de posse da nova gestão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) para o biênio 2023/2024. A desembargadora Clarice Claudino da Silva foi empossada como presidente; a desembargadora Maria Erotides Kneip como vice-presidente; e o desembargador Juvenal Pereira da Silva, como corregedor-geral da Justiça. A cerimônia ocorreu no Plenário 1 do TJMT, nessa segunda-feira (19 de dezembro).
 
O governador Mauro Mendes, em seu pronunciamento, elogiou a carreira dos magistrados que assumem a gestão do Judiciário durante o biênio 2021/2024 e destacou que o Estado vem passando por um “processo de reconstrução de bases sólidas” do qual o Judiciário é um dos pilares. Isso porque o trabalho dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário ocorre em harmonia, respeitando a independência, mas todos focados em oferecer bons serviços aos cidadãos.
 
Elogiou o perfil da presidente empossada ao afirmar que a futura gestão “será à altura da grande desembargadora que vem sendo e juíza que foi”. Adiantou que acredita que a gestão será marcada pela agilidade e solução de conflitos com foco na pacificação social. Lembrou que o Governo tem parcerias com o Judiciário na pacificação social como a realização de Círculos de Construção de Paz nas escolas, o que será expandido já no próximo ano.
 
“A construção de valores de uma sociedade é algo que deve ser buscado. Quando o TJMT faz esse trabalho de ampliar seu papel, ele tem esse cuidado em ajudar a formar valores de uma sociedade mais justa. Esse importante papel fomenta que, no futuro, o senso de justiça desenvolvido nos cidadãos resulte em menos conflitos”, afirmou.
 
Na mesma linha, o procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges, ainda acrescentou que a relevante representatividade que as mulheres vêm alcançando na magistratura. Destacou que a atual gestão é de duas mulheres, sendo presidente a desembargadora Maria Helena Póvoas e vice-presidente a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, ambas entregam o cargo a duas mulheres, sendo algo inédito na história do TJMT.
 
“A desembargadora presidente tem grande histórico no Judiciário, foi uma juíza que trabalhou de forma muito dedicada, como fez na Vara da Família. Aqui, no Tribunal, vem realizando um trabalho muito importante, é uma referência e tenho certeza que serão dois anos muito profícuos para Mato Grosso”, discursou.
O senador Jayme Campos também prestigiou a possa e também fez menção ao protagonismo feminino em espaços de Poder. Relembrou que foi durante sua gestão como governador que coincidiu com a chegada da desembargadora Shelma Lombardi Kato à Presidência do TJMT, sendo a primeira magistrada a ocupar o cargo.
 
“Estou muito feliz de participar desse evento e o Poder Judiciário, estadual e o federal, tem uma missão forte para que possamos cumprir inteiramente o que representação a população brasileira”, afirmou o senador que garantiu ainda estar à disposição nas suas funções no Senado Federal para o aprimoramento da legislação.
 
O contexto da pandemia de Covid-19 foi desafiador para a gestão que está se encerrando e de acordo com a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, a desembargadora Maria Helena Póvoas estabeleceu uma relação de diálogo com a OAB, sendo possível a construção de soluções, o que se manterá na próxima gestão.
 
“Acreditamos que a nova gestão também trata muitos avanços e que manteremos o bom diálogo, sobretudo pelo perfil da desembargadora Clarice, que tem como uma de suas características principais o diálogo e a busca pela conciliação. É histórico esse momento em que duas mulheres sucedem duas mulheres na Presidência e Vice-Presidência”, considerou.
 
A solenidade também contou as presenças do defensor público-Geral, Clodoaldo Queiroz, o vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa e o secretário-geral da Presidência do TCE-MT, Marco Antônio Castilho Rockenbach, representando presidente José Carlos Novelli.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Primeira imagem: foto colorida da mesa solene com a presidente empossada ao centro e autoridades à sua direita e à esquerda. Todos estão sentados.
Segunda imagem: fotografia colorida na qual aparece o governador discursando no púlpito. Ele usa um microfone que está em um pedestal e atrás aparece a bandeira do Brasil.
Terceira imagem: foto colorida onde aparece o procurador-geral de Justiça falando aos presentes na posse. Ele fala de um púlpito e ao seu lado, mais atrás, estão autoridades que compuseram a mesa de solenidade.
Quarta imagem: foto colorida da presente da OAB-MT. Ela está falando ao público no púlpito ao lado da mesa solene.
 
 
Andhressa Barboza e Mylena Petrucelli / Fotos: Myke Toscano e Lucas Figueiredo
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Leia Também:  Governo de Mato Grosso decreta situação de emergência devido à estiagem e queimadas

Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA