MATO GROSSO

Sedec cadastra artesãos em Vila Bela da Santíssima Trindade

Publicado em

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) cadastrou 26 artesãos de Vila Bela da Santíssima Trindade no Programa de Artesanato Brasileiro (PAB). A ação está inserida na programação da Sedec durante a mudança simbólica do governo estadaul para o município, que segue neste sábado (19), data em que se comemora oficialmente os 254 anos do município.
Os artesãos do município estão expondo seus trabalhos durante a celebração, em um estande na praça principal, onde estão concentradas as festividades.

Com o cadastro, os profissionais receberão a carteirinha do artesão, que é gratuita e possibilita diversos benefícios como a regularização da profissão, isenção de emissão de nota fiscal de venda, aposentadoria junto ao INSS, seguridade em caso de acidente, acesso a crédito bancário e participação em feiras, entre outros.

Até então o município contava com apenas quatro artesãos cadastrados no programa. “Recebemos da prefeitura a informação de que em Vila Bela existiam muitos artesãos não cadastrados, por isso incorporamos esta ação na nossa programação, na cidade, e pudemos conhecer de perto o potencial em artesanato que o munícipio possui, que vai muito além da tradicional bebida artesanal Canjinjin”, explicou o secretário adjunto de Empreendedorismo da Sedec, Leopoldo Mendonça.

Leia Também:  Centro de Atendimento às Vítimas de Crimes de Várzea Grande completa dois meses de funcionamento

Quer ficar bem informado? Entre agora no nosso grupo do WhatsApp!

Trabalhando com artesanato em argila em Vila Bela há 15 anos, a artesã Ivany da Cruz não sabia da existência do cadastro e não perdeu a oportunidade de se inscrever. “Gostei de saber que por meio do programa posso participar de feiras de artesanato e expor meu trabalho no país inteiro”.

A artesã e coordenadora de artesanato da comunidade indígena dos Chiquitanos, Feliciana Maconho Paz, produz acessórios como bolsas e bijuterias com sementes, coco e folhas de bananeira. Ela conta que na comunidade existem cerca de 150 famílias e que a maioria vive do artesanato. “Nosso artesanato é muito rico, com peças produzidas com materiais da terra e queremos muito levar isso para fora de Vila Bela, para que todos possam conhecer”.
Com o cadastro realizado os artesãos receberão a carteirinha em casa, via Correios, nas próximas semanas.

Fonte: GOV MT

Anúncio

MAIS LIDAS DA SEMANA