O Sistema Nacional de Emprego (Sine-MT) ganhou mais um posto de atendimento em Mato Grosso. A unidade, vinculada à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), foi inaugurada nesta segunda-feira (05.06), no município de Alto Garças (366 km de Cuiabá).
Agora, os moradores do município poderão contar com os serviços de intermediação de mão de obra, habilitação do trabalhador para recebimento do seguro-desemprego, cadastro dos trabalhadores desempregados em sistema informatizado e orientação de qualificação profissional. A unidade está localizada na Avenida 07 de Setembro, S/N – Centro. O atendimento é realizado das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta.
De acordo com a coordenadora do Sine-MT, Simone Koehler, a abertura da nova unidade é uma soma de esforços, visto que o Sine é uma política a nível nacional.
“As diretrizes são determinadas pelo Ministério do Trabalho e emprego, sendo executada nos Estados e municípios, e tendo o Conselho Estadual do Trabalho como órgão que delibera, controla e fiscaliza a execução das políticas de trabalho, emprego e renda. Esses atores fazem um trabalho conjunto em prol de um mesmo objetivo, que é ofertar ao trabalhador e empregador um serviço público de intermediação de mão de obra, com foco sempre no atendimento ao público com qualidade”, disse.
O secretário de Administração de Alto Garças, Hugo Borges, afirmou que a unidade do Sine-MT é um ganho sem precedentes no município, já que os moradores precisavam se deslocar 57 km para acessar os serviços na unidade mais próxima.
“Nós temos 2.306 empresas montadas no município, e eu tenho certeza que nós vamos estar buscando vagas de emprego pra população alto-garcense e também pra toda região. É um ganho muito grande para o nosso município. Desde já, quero agradecer a secretária da Setasc, Grasielle, e o governador Mauro Mendes, por ter nos proporcionado a vinda dessa unidade pra cá, que é de extrema relevância”, declarou.
Sine O Sine é uma política pública de emprego que, por meio da gestão descentralizada e compartilhada, busca promover a oferta integrada de ações e serviços de intermediação de mão de obra, habilitação de seguro desemprego, orientação profissional, qualificação profissional, tendo suas diretrizes baseadas na Lei 13.667, de maio de 2018.
O Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego, coordena e supervisiona as ações e serviços do Sine. O Estado de Mato Grosso realiza o monitoramento das ações da Rede Sine, prestando apoio e assessoramento técnico aos municípios que aderem à política do Sine.