MULHER

Biofilia: a arquitetura que coloca a natureza dentro da sua casa

Publicado em

Conheça o design biofílico, estilo que busca inserir elementos naturais nos ambientes
Foto: Reprodução/Unsplash
Conheça o design biofílico, estilo que busca inserir elementos naturais nos ambientes

Na hora de decorar ou planejar um ambiente, é muito importante prezar por elementos que irão trazer uma sensação de bem-estar, paz e conforto. Uma das principais formas de originar esses sentimentos é reconectando os espaços urbanos com a natureza. Na arquitetura, a presença dos elementos naturais nos espaços é chamada de biofilia.

Entre no canal do  iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Originada do grego, a palavra biofilia vem dos termos vida (bio) e amor (philia), e se relaciona ao amor à natureza. O conceito foi popularizado pelo ecólogo americano Edward O. Wilson, autor do livro “Biofilia”, lançado originalmente em 1984.

O autor afirmou, em sua obra, que o ser humano tinha um desejo inato e instintivo de estar presente com a natureza, já que a maior parte da sua história foi vivida ao lado da fauna e flora. Esse pertencimento, então, influenciaria positivamente a saúde mental do homem. 

O design biofílico, portanto, é a tentativa de melhorar esse ambiente com elementos naturais. “A biofilia é uma forma de incluir elementos da natureza nos espaços, fazendo com que assim tenhamos um ambiente mais saudável e que possamos viver com mais saúde”, explica Luana Silveira, arquiteta da GrOwT Projetos e Incorporação.

Leia Também:  Saiba como identificar qual tipo de tratamento o seu cabelo necessita

A especialista detalha que a arquitetura biofílica busca uma forma de resgatar ambientes naturais, trazendo-os para locais construídos e satisfazendo a necessidade do ser humano de estar associado à natureza.

Entre os benefícios, estão um ambiente mais confortável e saudável, diminuindo o estresse e o cansaço. “Algumas pesquisas apontam que o contato com a natureza também influencia no desenvolvimento das crianças, podendo até diminuir distúrbios de déficit de atenção e estimulando o aprendizado, interação social e imaginação”, reflete Silveira. 

Anúncio

Se esse estilo é tão benéfico para a saúde mental, como incorporá-lo? Existem diversas formas de fazer isso, como o uso de luz e ventilação natural, de telhados verdes, jardins verticais e na criação de espaços ao ar livre.

“Os projetos de arquitetura biofílica têm como elementos de fundamental importância a presença de ventilação e iluminação natural, de vegetação mesmo em ambientes internos, presença de água, cores, texturas e padrões que remetam a materiais naturais e emprego de recursos sustentáveis”, afirma a arquiteta da PB Arquitetura, Priscila Tressino.

Em ambientes mais compactos, uma boa forma de iniciar esse processo é com o cuidado de vasos. “O vaso é o caminho mais simples e fácil para isso, pois existe uma variedade gigante de tamanhos, formatos e cores para se adequar à qualquer ambiente, de qualquer estilo. Existem vasos para qualquer tipo de planta”, aconselha Silvana Novaes, diretora da VASART, empresa especializada em vasos leves.

Leia Também:  Empresária descobriu o megahair após cliente chegar com cabelo na mão

Plantas como jibóia, pleomele, filodendro, costela de adão, clusia, samambaia e lírio da paz são as preferidas dos designers e arquitetos. Priscila aponta o motivo: a maioria das espécies utilizadas são de clima tropical, próprias de meia sombra ou sombra, desta forma, resistentes a ambientes internos. Entre os materiais naturais, bambu, madeira e pedra são as principais opções.

E para quem deseja inserir a natureza no próprio lar, Luana Silveira aconselha a começar com pequenas mudanças, “como mudar a cor de uma parede utilizando cores mais comuns na natureza, como verde, marrom e tons terrosos, incluir plantas no local, utilizar móveis com formas mais orgânicas e adicionar formas da natureza em pequenos detalhes, como por exemplo em estampas de almofadas.” Inserir o elemento água no ambiente com o uso de fontes ou aquários também é uma ótima forma de incluir o design biofílico.

Comprar um vaso também é um bom começo, já que as plantas recomendadas não exigem tantos cuidados ou sol. “É a forma mais simples de criar a conexão para aumentar o bem estar e consequentemente aumentar a coleção de plantinhas se conectando mais com a natureza”, diz Silvana Novaes.

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA