Assim como na moda, a área da beleza também vê suas tendências ressurgindo em 2023. O slugging, uma técnica que possui seu nome e referência vindo do inglês “slug” que significa “lesma” e tomou conta do TikTok em 2020, voltou com tudo este ano. A prática de skincare vem ganhando adeptos na rede pois promete auxiliar nos cuidados diários da pele, mas principalmente as mais secas, através da aplicação de geleia de vaselina para garantir uma pele hidratada por mais tempo.
Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!
Para quem tem dúvidas sobre a tendência de skincare, Mariana Veloso, médica que atua na área de dermatologia e medicina estética, em Sorocaba, explica que o petrolato ou geléia de vaselina como é mais conhecido, atua como um poderoso derivado do petróleo que impede que a água da nossa pele evapore, dessa forma, auxiliando na hidratação das peles mais ressecadas.
“Precisamos reforçar que a pele seca é uma pele que possui um desequilíbrio ao nível das glândulas sebáceas, pois não produzem uma quantidade ideal de oleosidade para lubrificar a região. Por isso, a tendência do slugging está viralizando, a técnica promete através da aplicação de produtos à base de petrolato criar uma camada protetora fazendo com que os hidratantes penetrem mais fundo na pele, já que possuem uma ação altamente oclusiva”, explica a especialista.
Segundo a especialista, a técnica de slugging vem da Coreia e envolve utilizar um sérum ou um creme e aplicar a vaselina por cima, de preferência antes de dormir. “A técnica tem como objetivo realizar a retenção da umidade na pele e garantir uma hiper hidratação nas peles mais secas, uma vez que mantém a água na pele. Além disso, a vaselina é muito utilizada em pós-procedimento, peelings, alguns lasers, já que contribui para a hidratação da derme, reforçando a proteção contra as irritações provocadas pelas técnicas mais invasivas”, reforça a médica.
Quem pode usar e quando?
O slugging tem sido utilizado principalmente pelas mulheres com pele madura e na pós-menopausa, já que durante essa fase da vida da mulher a pele tende a ficar mais fina, frágil e recessaca. Além de ser empregado em partes onde o corpo sofre com o ressecamento acentuado, como cotovelos e joelhos.
“Para pessoas que utilizam ou pretendem utilizar essa técnica é recomendado evitar o uso de produtos com ácidos, como o salicílico e o glicólico, por exemplo, além do retinol, já que a barreira que os produtos usados nesse tipo de método criam na pele, podem intensificar a irritação cutânea”, explica a médica.
Além disso, a especialista ainda ressalta que o slugging não é indicado para todas as pessoas. “As pessoas que possuem pele oleosa e incidência de acne devem evitar o uso da técnica, já que devido ao seu poder oclusivo, o petrolato poderá levar a um acúmulo de oleosidade nos poros, e piorar a condição acneica. O slugging também não é recomendado para pessoas que possuem determinadas condições de pele como a rosácea, uma vez que a geleia de petróleo pode acabar aumentando a temperatura da pele e gerando mais irritação e vermelhidão”, pontua Mariana Veloso.
Advertisement
Cuidados com a técnica
O recomendado é realizar a técnica após os seus cuidados diários com a pele. No final do dia, na hora de fazer a higienização da pele, é de suma importância remover toda a vaselina. “Para realizar a limpeza dessa pele é recomendado a utilização de produtos faciais em barra com componentes hidratantes como vitamina C, niacinamida, melaleuca, resveratrol, entre outros ativos que revitaliza e reforça a sustentação da epiderme”, explica a especialista.
Além disso, a especialista ressalta que antes de seguir qualquer tendência de skincare da internet, é importante conhecer as necessidades da sua pele e utilizar a ferramenta como mais um complemento para seu tratamento de pele. “Antes de iniciar qualquer novo tratamento ou testar alguma nova técnica é indicado consultar um especialista para te orientar e indicar se realmente essa tendência faz sentido para a sua pele e para a sua rotina de skincare”, explica Mariana Veloso.