Dados do Ministério da Saúde apontam que a obesidade atinge 6,7 milhões de pessoas no Brasil. O número de pacientes com índice de massa corporal (IMC) III, acima de 40kg/m² atingiu chegou a 863.086 em 2022, o que caracteriza obesidade mórbida.
Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!
A Dra. Elaine Dias JK, PhD em endocrinologia pela USP, esclarece que obesidade é uma patologia e existem diversos fatores relacionados à causa. “Além da genética, temos a ansiedade e a compulsão alimentar entre os principais gatilhos para o excesso de gordura no organismo. Assim como modificações do DNA que podem ocorrer em resposta a alterações ambientais e sociais, como dieta e estilo de vida”, comenta a médica.
A endocrinologista, que investiu em um SPA Médico em São Paulo, é uma das poucas no Brasil a utilizar o exame de Epigenética para personalizar os tratamentos dos seus pacientes. “O método estuda como nossos genes interagem com o ambiente e como isso pode influenciar o nosso risco de doenças crônicas. Nesse contexto, os exames epigenéticos são uma ferramenta promissora para a identificação de riscos à saúde, bem como para o desenvolvimento de planos de prevenção personalizados e específicos, baseados em análises das modificações químicas do DNA que podem ocorrer e influenciar a expressão dos nossos genes. Essas modificações podem indicar riscos aumentados de doenças crônicas, como obesidade, câncer, doenças cardiovasculares, diabetes e outras condições”, explica a Dra. Elaine.
Um dos principais benefícios dos exames epigenéticos é a possibilidade de identificar riscos à saúde antes mesmo que os sintomas apareçam. Isso pode permitir que o paciente inicie um plano de prevenção específico antes que a doença se desenvolva ou antes que ela se torne mais difícil de tratar. “Uma vez identificados os riscos à saúde, é possível criar um plano de tratamento individual que leve em consideração o perfil epigenético do paciente, bem como suas necessidades e preferências particulares. Isso pode incluir mudanças na dieta, atividade física, suplementação nutricional e outras intervenções para ajudar a prevenir ou gerenciar doenças crônicas”, comenta a endocrinologista.
No SPA Médico sob o comando da endocrinologista, a coleta do exame epigenético é feita através do swab, pela saliva. O procedimento é totalmente indolor e o resultado é apresentado no prazo de 30 dias. A realização do exame tem o valor médio de R$ 2 mil.
O programa de emagrecimento assinado pela Dra. Elaine engloba cuidados personalizados e completos em um único protocolo, incluindo orientação e acompanhamento nutricional periódico, blend de aminoácidos, exame epigenético e associação de lactobacilos para a flora intestinal, proporcionando a eliminação de pelo menos 4 kg de gordura ao mês, sem perder massa magra.