MUNDO

Considerada a pior em décadas, enchente deixa 64 mortos em Valência, na Espanha

Publicado em

Mundo – Uma enchente na cidade de Valência, no sudeste da Espanha, deixou 64 pessoas mortas nesta quarta-feira (30). A água interrompeu linhas ferroviárias e rodovias, arrastou carros e transformou ruas em rios. Essa já é considerada a pior enchente em décadas no país europeu. As informações são do g1.

A enchente foi provocada por chuvas torrenciais que atingiram a região na terça (29), por conta de uma frente fria. A cidade de Valência foi muito afetada, principalmente na região sul. Vários municípios ao redor também foram atingidos.

Luto oficial e alerta vermelho

Por conta das 64 mortes causadas pela chuva, o governo da Espanha decretou três dias de luto oficial. O primeiro-ministro Pedro Sánchez pediu aos moradores para que não saiam de casa e alertou espanhóis para não viajarem às regiões afetadas.

A intensidade das chuvas com o aumento da temperatura do mar Mediterrâneo seria o motivo da tragédia, de acordo com meteorologistas. O serviço meteorológico da Catalunha emitiu um alerta vermelho para a área ao redor de Barcelona, alertando sobre ventos fortes e granizo.

Leia Também:  Jovem acaba tendo roupas e pertences roubados enquanto parava para ur1n4r

Nas áreas mais atingidas, as autoridades aconselharam os cidadãos a ficarem em casa. O presidente regional do leste de Valência, Carlos Mazón, disse nesta quarta que algumas pessoas permanecem isoladas pelas enchentes.

— Se os serviços de emergência não chegaram, não é por falta de recursos ou disposição, mas por um problema de acesso — disse Mazón, acrescentando que alcançar certas áreas era “absolutamente impossível”.

A última grande enchente em Valência aconteceu na década de 1950, quando uma chuva intensa causou o transbordamento do rio Túria, que atravessa a cidade, causando a morte de mais de 80 pessoas. O episódio motivou o desvio do leito do rio e a construção do Parque do Jardim do Túria, que se estende pela cidade.

A agência meteorológica estatal espanhola (Aemet) declarou alerta vermelho em Valência. As tempestades devem continuar até quinta-feira (31), de acordo com o serviço meteorológico nacional da Espanha.

Anúncio

Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA