MUNDO

EUA vão classificar PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas

Publicado em

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (28) que vai designar as facções criminosas Primeiro Comando da Capital e Comando Vermelho como Organizações Terroristas Estrangeiras (FTO, na sigla em inglês). A medida entra em vigor a partir do dia 5 de junho, conforme comunicado do Departamento de Estado norte-americano.

Segundo o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, as duas facções estão entre as organizações criminosas mais violentas do Brasil e possuem atuação além das fronteiras brasileiras.

“Juntas, elas comandam milhares de membros e têm orquestrado ataques brutais contra policiais brasileiros, autoridades públicas e civis. Sua influência e suas redes ilícitas se estendem muito além das fronteiras do Brasil, alcançando toda a nossa região e também o nosso país”, afirmou Rubio.

 

A decisão foi tomada com base na Lei de Imigração e Nacionalidade dos EUA e em uma ordem executiva do presidente Donald Trump. Além da classificação como organizações terroristas estrangeiras, PCC e CV também passaram a ser enquadrados como “Terroristas Globais Especialmente Designados”, permitindo sanções financeiras e restrições internacionais mais rígidas.

Leia Também:  Foragido por roubo é preso com documentos falsos e dezenas de cartões em Lucas do Rio Verde

Nos bastidores, o governo brasileiro demonstrava preocupação com a medida por avaliar que a classificação poderia abrir margem para sanções econômicas e até justificar futuras ações unilaterais dos EUA em território brasileiro. Especialistas também apontam riscos para a cooperação entre órgãos de segurança dos dois países.

Anúncio [the_ad_group id="28079"]

MAIS LIDAS DA SEMANA