MUNDO
Lula defende maior cooperação entre países em desenvolvimento
Publicado em
24 de agosto de 2023 - 11:55por
Da RedaçãoO presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (24), que é hora de revitalizar a cooperação entre os países em desenvolvimento e que, ao assumir a presidência do G20, em dezembro, o Brasil quer recolocar a redução das desigualdades no centro da agenda internacional.
“Não podemos fazer isso sem maior representatividade para a África. Por isso, defendemos o ingresso da União Africana como membro do G20. Com minha vinda à África do Sul, de onde seguirei para Angola e para São Tomé e Príncipe, pretendo inaugurar uma nova agenda de cooperação entre o Brasil e a África”, disse o presidente durante o evento Diálogo de Amigos do Brics, em Joanesburgo, na África do Sul.
O G20 é um grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia, e foi criado em 1999.
Lula está na África do Sul, onde participa da 15ª Cúpula de chefes de Estado do Brics, que se encerra nesta quinta-feira, após duas sessões ampliadas com participação dos países membros e mais nações convidadas. O Brics é o bloco de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A partir de janeiro de 2024, seis novos países integrarão o grupo: Argentina, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.
Para o presidente, o combate à mudança do clima oferece a oportunidade de repensar modelos de financiamento, comércio e desenvolvimento. Segundo Lula, existem formas sustentáveis de ampliar a produtividade agrícola, gerar renda e oferecer proteção social.
“A transição energética não pode reeditar a relação de exploração do passado colonial. Precisamos de soluções que diversifiquem e agreguem valor à produção de países em desenvolvimento. O sinal mais evidente de que o planeta está se tornando um lugar mais desigual é o crescimento da fome e da pobreza. Isso é inaceitável. Apesar da sua magnitude, esses problemas não são tratados com a urgência que merecem”, destacou.
Uma nova governança global também foi debatida durante a cúpula. Em discursos anteriores, Lula cobrou a modernização das instituições multilaterais, com ampliação da representatividade, e disse que o dinamismo da economia está no Sul Global. Para ele, o Brics não quer ser contraponto ao G7, grupo de sete países mais industrializados do mundo, ou ao G20.
Colaboração
“A presença, aqui, de dezenas de líderes do Sul Global, mostra que o mundo é mais complexo do que a mentalidade de Guerra Fria que alguns querem restaurar. Em vez de aderir à lógica da competição, que impõe alinhamentos automáticos e fomenta desconfianças, temos de fortalecer nossa colaboração. Um mundo com bem-estar para todos só é possível com uma ordem internacional mais inclusiva e solidária”, afirmou em seu discurso.
Lula também destacou as potencialidades dos países africanos e disse que “muitas das respostas que buscamos para construir um mundo mais equitativo estão na África”. Para ele, entretanto, é preciso discutir sobre a dívida externa dessas nações, que chega a US$ 800 bilhões, e transformá-la em capacidade de investimento.
“Nos últimos anos, o volume de recursos direcionados a países do Sul Global, via comércio e investimentos, vem diminuindo. A maior parte do mundo em desenvolvimento depende da exportação de commodities, cuja demanda é volátil, e da importação de bens de primeira necessidade, cujos preços dispararam. Ao mesmo tempo, instituições financeiras impõem juros elevados e condicionalidades que estreitam o espaço de atuação do Estado. É impossível promover o desenvolvimento sustentável se o orçamento público é consumido pelo serviço da dívida”, afirmou Lula.
O presidente citou que enquanto preocupações de segurança limitam cada vez mais o compartilhamento de tecnologias, a União Africana lança estratégias de transformação digital e centenas de startups e centros de inovação surgem na África. Ainda segundo Lula, o continente se destaca pelo protagonismo na resolução de conflitos e pela ampliação de sua área de livre comércio.
Bangladesh
Nesta quinta-feira, na África do Sul, Lula também se reuniu com a primeira-ministra de Bangladesh, Sheik Hasina Wajed. O país também pleiteia sua entrada no Brics.
Em nota, o Palácio do Planalto informou que os dois mandatários conversaram sobre as políticas sociais das duas nações no combate à pobreza e também sobre questões comerciais. Bangladesh importa carne, petróleo, açúcar e algodão e também está buscando um acordo de comércio com o Mercosul.
Fonte: EBC Internacional
Banco Central prepara lançamento do Pix por aproximação; entenda como vai funcionar
Ex-namorado é preso após ameaçar divulgar vídeo íntimo com adolescente de 15 anos
Considerada a pior em décadas, enchente deixa 64 mortos em Valência, na Espanha
Ônibus atropela motociclista e destrói moto; piloto sai ileso em MT; veja vídeo
Morre aos 71 anos, o agricultor Nélio Bertuol, ex-vereador de Xanxerê
Lucas do Rio Verde
Operação Rota do Sertão: Polícia Civil e PRF Cumprem Mandados em Lucas do Rio Verde
Investigação revela esquema de transporte ilegal de drogas e madeira, com 22 carretas apreendidas Na manhã desta quinta-feira,...
3ª etapa do Circuito de MTB em Lucas do Rio Verde estará com inscrições abertas a partir de amanhã (31)
(Foto: Ascom Prefeitura/Bruno Albuquerque) Leia Também: Rússia lança mais de 200 drones e mísseis no maior ataque da Guerra da...
Inscrições para o edital para seleção de projetos culturais é prorrogado para o dia 06 de novembro
(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano) Leia Também: Ataque de lontra 'cruel e implacável' deixa mulher com ferimentos por todo o corpo
Prefeito de Lucas do Rio Verde destaca potencial econômico do projeto Sisbi-POA para o desenvolvimento de produtos de origem animal na região
(Foto: Ascom Prefeitura/Olga Kunze) Leia Também: Ataque de lontra 'cruel e implacável' deixa mulher com ferimentos por todo o corpo
Natal da Esperança: Inscrições prorrogadas até o dia 04 de novembro
(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano) Leia Também: Ataques israelenses em Gaza deixam 20.674 mortos e 54.536 feridos
MAIS LIDAS DA SEMANA
- BRASIL23 horas ago
Vídeo chocante mostra momento em que ‘motoqueiro do grau’ morre ao fazer manobra no trânsito; veja
- CUIABÁ5 dias ago
Motociclista tenta ultrapassar, perde controle e garupa morre esmagada
- CUIABÁ6 dias ago
Homem atira no marido de sua ex em frente à residência do casal em MT; veja vídeo
- CIDADES5 dias ago
Mulher é arrastada para área de mata e estuprada em plena luz do dia em MT
- CIDADES4 dias ago
Mulher é assassinada no interior de Mato Grosso; câmera flagra suspeita fugindo; veja vídeo
- CIDADES19 horas ago
Casal e filho morrem em batida com caminhão em rodovia
- CUIABÁ18 horas ago
Confusão entre mulheres em ponto de ônibus resulta em ataque violento com faca em MT; veja vídeo
- VÁRZEA GRANDE7 dias ago
Moradora de VG que morreu durante lipoaspiração sofreu tromboembolismo pulmonar