MUNDO

Noruega eleva alerta militar em resposta à guerra na Ucrânia

Publicado em

A Noruega colocará seus militares em um nível elevado de alerta a partir de terça-feira (1°), conforme aumenta a segurança em resposta à guerra na Ucrânia, disse o primeiro-ministro do país nórdico, Jonas Gahr Stoere, nesta segunda-feira (31).

A Noruega é agora o maior exportador de gás natural para a União Europeia, respondendo por cerca de um quarto de todas as importações da UE após uma queda nos fluxos russos.

“Esta é a situação de segurança mais grave em várias décadas”, disse o primeiro-ministro, em entrevista coletiva.

“Não há indicações de que a Rússia esteja expandindo sua guerra para outros países, mas o aumento das tensões nos deixa mais expostos a ameaças, operações de inteligência e campanhas de influência.”

As Forças Armadas passarão menos tempo treinando e mais tempo em tarefas operacionais, e a Guarda Nacional – uma força de mobilização rápida –, terá um papel mais ativo, disse o ministro da Defesa, Bjoern Arild Gram.

A Força Aérea cancelou treinamento nos Estados Unidos com seus caças F35, preferindo mantê-los na Noruega, disse o chefe das Forças Armadas, general Eirik Kristoffersen.

Leia Também:  Homem pede divórcio menos de 24 horas de casado, porque mulher não quis transar com ele na noite de núpcias

“Esperamos que esta situação dure pelo menos um ano”, afirmou Kristoffersen.

A Noruega mobilizou seus militares para proteger plataformas offshore e instalações terrestres após vazamentos no gasoduto Nord Stream em 26 de setembro e recebeu apoio das marinhas britânica, francesa e alemã.

Fonte: EBC Internacional

Anúncio

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA