MUNDO
ONGs internacionais de médicos alertam para situação sanitária em Gaza
Organizações não governamentais (ONG) internacionais de médicos alertaram nesta terça-feira (11) para a situação sanitária na Faixa de Gaza após o cerco total imposto por Israel. Elas pediram um corredor humanitário para apoiar o trabalho de assistência.

“A situação é catastrófica. Não acho que ninguém esteja seguro em Gaza”, declarou Sarah Chateau, responsável pelo programa palestino dos Médicos Sem Fronteiras (MSF).
A organização está na região há mais de 20 anos e tem 300 funcionários palestinos e 20 internacionais.
“Transferimos parte de nossas equipes para um prédio das Nações Unidas. O bombardeio foi tão maciço que os riscos eram muito grandes”, acrescentou.
Na segunda-feira (9), Israel anunciou a retirada da população das áreas fronteiriças e impôs cerco total à Faixa de Gaza, com o “corte imediato” do fornecimento de água, após a suspensão do fornecimento de eletricidade e alimentos.
Em resposta, o grupo Hamas ameaça executar os cerca de 150 reféns sequestrados no sábado em Israel, incluindo crianças, mulheres e jovens que participavam de um festival de música.
“Com o estado de cerco total, até quando as nossas equipes vão aguentar? Precisamos de um corredor humanitário para apoiar a resposta médica, trazer equipamentos, substituir as equipes no local”, disse Chateau.
A ONG Médicos do Mundo, que tem cerca de 30 funcionários na Cisjordânia e 20 em Gaza, também alertou que “o transporte de doentes é reduzido com o bloqueio e a intensidade dos bombardeios”.
“A nossa equipe luta pela sobrevivência, é muito difícil conseguir realizar o trabalho”, disse o médico Jean-François Corty, vice-presidente da organização, lembrando que 80% da população dependem da ajuda humanitária.
“É preciso garantir que o direito internacional humanitário é respeitado, que medicamentos são levados e que os civis são poupados”, afirmou.
Após a ofensiva sem precedentes do movimento islâmico palestino Hamas contra Israel, o Exército israelense está desde sábado (7) a bombardear a Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas desde 2007. Em quatro dias de conflito é estimado que o número de mortos ultrapasse os 2 mil, além de mais de 5 mil feridos dos dois lados.
Fonte: EBC Internacional
-
LUCAS DO RIO VERDE7 dias ago“A casa caiu”: dupla leva guardas até residência e acaba presa por tráfico em Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE2 dias agoVendedor da Gazin morre atropelado por ônibus em Lucas do Rio Verde
-
MATO GROSSO4 dias agoHomem abre fogo em carreata pró-Bolsonaro em MT; informações iniciais apontam dois mortos e quatro baleados
-
LUCAS DO RIO VERDE14 horas agoEXCLUSIVO: Saiba quem é motorista encontrado morto dentro de caminhão às margens da MT-449 em Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE1 dia agoTrabalhador rural de Lucas do Rio Verde morre após ter sofrido acidente com defensivo agrícola
-
LUCAS DO RIO VERDE1 dia agoMotociclista fica ferido após caminhonete avançar preferencial e provocar acidente em Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE15 horas agoCaminhoneiro é encontrado sem vida dentro de caminhão próximo à MT-449, em Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias agoTrabalhador sofre queimaduras de 3º grau após descarga elétrica de alta voltagem em Lucas do Rio Verde