TERROR NO AR

Piloto é esfaqueado dentro da cabine e avião despenca 5 mil metros

Publicado em

Momentos de pânico e desespero marcaram um voo da Flydubai com destino a Israel nesta quarta-feira (30). Uma briga dentro da cabine terminou com um dos pilotos esfaqueado, o avião perdeu cerca de 5,1 mil metros de altitude em aproximadamente dois minutos e a aeronave chegou a transmitir um código internacional associado a situações de sequestro.

O voo FZ1073 havia decolado de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com destino a Tel Aviv. Quando sobrevoava a Jordânia, a aeronave mudou de direção e seguiu para a Arábia Saudita, onde realizou um pouso de emergência no aeroporto de Tabuk.

Durante a ocorrência, sinais de emergência foram transmitidos em três momentos. Em um deles, segundo dados do Flightradar24, foi acionado o código 7500, utilizado internacionalmente para indicar possível interferência ilícita ou sequestro de uma aeronave.

BRIGA NA CABINE TERMINA EM FACADA

Segundo relatos de passageiros e informações divulgadas por autoridades, uma discussão entre os pilotos evoluiu para confronto físico. Um deles teria utilizado uma faca para atacar o outro dentro da cabine.

O episódio deixou os dois pilotos feridos. Após o pouso, eles foram levados para atendimento hospitalar. Passageiros também receberam assistência médica.

Testemunhas relataram cenas de desespero e afirmaram que havia sangue após a agressão.

Em meio à confusão, o avião sofreu uma queda brusca de altitude. Dados de monitoramento apontaram uma descida de aproximadamente 5,1 mil metros em cerca de dois minutos, dos quais aproximadamente 4,3 mil metros teriam ocorrido em apenas 30 segundos.

Leia Também:  Tragédia: aprendiz de pedreiro morre eletrocutado durante obra próxima a fios de energia; veja vídeo

Dois pilotos que viajavam como passageiros teriam assumido os controles e conseguido estabilizar a aeronave antes do pouso de emergência.

PASSAGEIROS ACHARAM QUE AVIÃO IRIA CAIR

Yasmin Abu Kasis, mãe de uma passageira, relatou à Reuters o que ouviu da filha após o pouso.

Segundo ela, passageiros escutaram gritos e pedidos de socorro vindos da cabine. Quando a aeronave começou a perder altitude rapidamente, instalou-se o pânico.

A filha teria contado ainda que passageiros ajudaram a conter o homem armado com a faca enquanto outros pilotos assumiam o controle da aeronave.

Uma segunda passageira também afirmou que o episódio teria começado quando um dos pilotos tentou atacar o copiloto.

ISRAEL INVESTIGA SUSPEITA DE ATAQUE

O episódio desencadeou uma grande operação de segurança em Israel. Autoridades israelenses disseram investigar se o ocorrido poderia estar relacionado a uma tentativa deliberada de derrubar o avião.

O ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben Gvir, declarou que a suspeita é de que o objetivo fosse provocar a queda da aeronave e matar os israelenses que estavam a bordo.

Anteriormente, porém, o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu havia informado que, naquele momento, não considerava o episódio uma tentativa de sequestro e que a situação estava sob controle.

Leia Também:  Estado chileno promete assumir busca por desaparecidos na ditadura

A hipótese de ataque terrorista, portanto, permanece como uma linha levantada por autoridades israelenses e ainda depende da conclusão das investigações.

Segundo informações atribuídas a uma autoridade israelense, o piloto apontado como autor da agressão seria de Omã. A imprensa de Israel informou ainda que o Mossad acompanha o caso.

AVIÃO POUSA NA ARÁBIA SAUDITA

A aeronave conseguiu pousar no aeroporto de Tabuk, no noroeste da Arábia Saudita. Apesar da gravidade da ocorrência, os passageiros conseguiram desembarcar em segurança.

Informações divulgadas pela imprensa israelense apontam que ao menos 150 israelenses estavam entre os passageiros.

A Flydubai confirmou que houve um incidente durante o voo e que a aeronave precisou ser desviada, destacando que o pouso foi realizado em segurança.

O caso ganhou ainda mais repercussão pelo fato de a aeronave ter aterrissado na Arábia Saudita, país que não mantém relações diplomáticas oficiais com Israel.

O governo israelense iniciou tratativas para garantir o retorno dos passageiros ao país.

As autoridades agora trabalham para esclarecer o que provocou a violenta ocorrência dentro da cabine e se a agressão teve motivação pessoal ou se fez parte de uma ação planejada contra o voo.

Anúncio [the_ad_group id="28079"]

MAIS LIDAS DA SEMANA