Search
Close this search box.

Opinião

Defensoria quer que prefeitura deixe de vacinar trabalhadores para imunizar presos de MT

Publicado em

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) está sendo pressionado pela Defensoria Pública de Mato Grosso para vacinar todos os presos da Capital em até 15 dias. O órgão protocolou mandado de segurança, com pedido de liminar que, se for aprovado, prevê aplicação de multa de R$ 100 mil ao dia, caso haja o descumprimento.

Segundo o defensor público do Núcleo de Execução Penal de Cuiabá (NEP), André Rossignolo, Cuiabá está descumprindo o Plano Nacional de Vacinação, ao ignorar, sem qualquer justificativa a inclusão de presos nos grupos prioritários para receber a vacina.

A situação da superlotação das unidades é mencionada para lembrar a existência “de elevado risco de uma disseminação em massa da covid-19”. Na Penitenciária Central do Estado, por exemplo, estão detidas 2,4 mil pessoas.

No pedido, está registrado que no dia 23 de abril o juiz corregedor das penitenciárias de Cuiabá e Várzea Grande, Geraldo Fidélis Neto, determinou que as secretarias de saúde de ambos os municípios apresentassem, em 24h, um plano de ação para imunizar os presos. Mas, a determinação não foi cumprida.

Leia Também:  Sorriso: Identificado homem que morreu após ser baleado enquanto estava com amigo.

O defensor lembra que nas quatro unidades prisionais de Cuiabá estão detidas 3,5 mil pessoas. E que a Secretaria Municipal de Saúde foi oficiada a vaciná-las, antes de iniciar a imunização das pessoas que não estão no grupo de maior risco.

Em nota, a Defensoria Pública de Mato Grosso esclarece que de maneira alguma cogitou-se que a fila de vacinação fosse furada pelas pessoas privadas de liberdade ou que os trabalhadores deixassem de ser vacinados para que os reeducandos fossem imunizados primeiro.

Confira na íntegra:

“Em relação à notícia veiculada na imprensa, no sentido de que a “Defensoria quer que prefeitura deixe de vacinar trabalhadores para imunizar presos da Capital”, a Defensoria Pública de Mato Grosso esclarece que de maneira alguma cogitou-se que a fila de vacinação fosse furada pelas pessoas privadas de liberdade ou que os trabalhadores deixassem de ser vacinados para que os reeducandos fossem imunizados primeiro.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A Instituição busca apenas que seja cumprido o que estabelece o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, Governo Federal, que determina a vacinação das pessoas privadas de liberdade de forma prioritária, assim como idosos, trabalhadores da saúde, povos quilombolas, comunidades ribeirinhas, entre outros grupos.”

Anúncio

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Opinião

Gesto lindo: Após pedir ajuda em rede social, mãe ajuda outra com doações que recebeu, em Lucas do Rio Verde

Publicados

sobre

Gesto lindo: Após pedir ajuda em rede social, mãe ajuda outra com doações que recebeu, em Lucas do Rio Verde

Em tempos de pandemia, onde ter um emprego é sinal de gratidão e ter a família perto é a maior riqueza, unir forças é essencial. Ajudar o próximo é a atitude mais nobre que se pode ter. A soberba que uns expõe na internet, não vale a riqueza da humildade.

Em um grupo de vendas, no facebook, uma jovem mãe, de Lucas do Rio Verde, expos a sua situação, relatando a dificuldade que estava passando, os dias difíceis sem emprego, e com o marido recebendo pouco, pagando aluguel e sobrando dinheiro apenas para pagar água e luz. No relato que ‘Mih L. Oliveira’ contou, seu filho de apenas dois anos não havia tomado o leite aquela manhã, pois tinha acabado e sem condições de comprar outro, Mih, foi até as redes sociais pedir ajuda. Ela ainda propôs para quem duvidasse da situação, podia ir até sua humilde casa para ver de perto.

Leia Também:  Inpe emite alerta de tempestade para Lucas do Rio Verde e mais 59 municípios de MT

 

Hoje, outra mãe expos também sua situação na internet, Débora Alves, com o marido desempregado e um filho de apenas 7 meses, falou que a situação esta difícil, manter aluguel, contas da casa, e as despesas do filho apenas com um salário se torna quase impossível.

 

Pessoas com amor imenso no coração ajudaram a Mih L. Oliveira, abençoada pelas doações, Mih quis ajudar a Débora também, compartilhando com ela as doações que recebeu.

 

Nos comentários Mih falou “Débora Alves se vc puder vim buscar te dou um pouco do que eu ganhei”
Onde muitas pessoas cheias de riquezas materiais, fecham as mãos para não ajudar, pessoas simples dividem o pouco que tem com o próximo. Compartilhando a mesma experiência, sabem como é difícil manter as contas em dias e os gastos dos filhos pequenos.

Anúncio

 

Comovidos com essa situação, o Portal Terra MT Digital se propôs a ajudar essas mães. E torcemos para que mais pessoas possam se mobilizar com situações como essas, que não são raras de se encontrar, e que todos possam ter um anjo, assim podemos chamar, como a Mih, dividindo o pouco que tem e com o coração humilde, disposto a ajudar o próximo.

Leia Também:  Bandido morre em troca de tiro com equipe da Força Tática do 1º CR de Cuiabá, três são presos e um está foragido

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

LUCAS DO RIO VERDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA