POLÍCIA

Acidentes fatais com motocicletas reduzem 25% na BR-163/MT

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Os acidentes com mortes envolvendo motociclistas reduziram 25% no trecho sob concessão da BR-163/MT e rodovia dos Imigrantes (BR-070), de 1º de janeiro a 30 de setembro deste ano em comparação ao mesmo período de 2021. As ocorrências com este tipo de veículo diminuíram 10%. Os dados são da Concessionária Rota do Oeste que presta os atendimentos médicos no trecho sob concessão da BR-163, de Itiquira a Sinop.

Apesar da queda nas ocorrências envolvendo este tipo de veículo, os casos ainda representam 51% dos atendimentos feitos pelas equipes de resgate e os tipos mais comuns são as quedas (34%), colisão transversal (21%) e colisão traseira (17%). De acordo o Observatório de Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), as principais causas de acidentes na BR-163/364 são a reação tardia do motorista, a ausência de reação, o acesso à via sem observar a presença de outros veículos e ingestão de álcool.

Para reduzir ainda mais o número de ocorrências a PRF tem apostado em ações de fiscalização com foco nas motocicletas, principalmente nos pontos avaliados com maior incidência de casos, como as travessias urbanas de Sinop e Sorriso. O superintendente da PRF, Francisco Élcio, explica aos condutores que todas as ações são voltadas à segurança viária e do próprio motociclista, que precisa redobrar a atenção nas rodovias, especialmente as movimentadas como a BR-163 que tem alto fluxo de veículos de carga.

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“O motociclista, às vezes, fica aborrecido com as fiscalizações. Ele precisa entender que não existe nenhum interesse em prejudicar ou penalizar, esse trabalho é feito para o bem dele, para a segurança de todos que estão trafegando. É obrigação do motociclista ser habilitado, ter o veículo em condições de rodagem e usar os equipamentos de proteção, como o capacete e calçados adequados, bem como seguir a legislação de trânsito”, explica o superintendente.

Francisco Élcio afirma ainda que os tipos mais comuns de acidentes com motos demonstram a desatenção ou inabilidade na condução do veículo. “As quedas são reflexo de um desequilíbrio muito provavelmente durante uma manobra feita sem habilidade para tal e o excesso de velocidade, que sempre demanda de uma resposta mais rápida em situações adversas. Já as colisões laterais são relacionadas à falta de habilidade ou mesmo desatenção ao realizar as manobras, enquanto as batidas traseiras são reflexo de uma falta de atenção ao veículo da frente e inobservância de uma distância adequada. Não estou falando que os motivos são sempre esses, mas a maioria ocorre por essas razões que podem ser evitadas”.

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Na avaliação da gerente de Operações da Rota do Oeste, Bárbara Nathane, a redução de casos com motocicletas é reflexo de uma maior conscientização dos condutores deste tipo de veículo e a adoção das regras de trânsito, bem como a presença da PRF na rodovia. A especialista reforça que todo o trabalho realizado pela Rota do Oeste e PRF tem como foco o bem-estar de quem percorre a rodovia e as orientações precisam ser seguidas.

Como dicas de segurança, a Rota do Oeste relembra a importância de:

  • Use os equipamentos de proteção individual, como capacete;
  • Utilize roupas e calçados apropriados;
  • Não trafegue ou tente ultrapassar pelo acostamento;
  • Mantenha distância segura dos veículos, principalmente os de carga;

Lembre-se de que existem pontos ‘cegos’ nos veículos, o que dificulta a visão dos motoristas nas conversões;
Cuidado nos cruzamentos nas travessias urbanas;
Não passe sobre canteiros;
Transporte crianças somente com idade adequada;
Não transite com número maior de ocupantes permitido para o veículo;
Não trafegue pelo corredor.

Fonte: PRF MT

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