POLÍCIA
Operação do Gaeco mira presidente da Câmara de Várzea Grande e outros 12 vereadores de MT
Investigação apura suspeita de compra de votos na eleição da Mesa Diretora e pagamentos para manter vereadores em silêncio sobre possíveis irregularidades
A Operação Cathedra Venalis, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco-MT) nesta terça-feira (20), colocou o presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande, Wanderley Cerqueira (MDB), e outros parlamentares na mira de uma investigação que apura suspeitas de corrupção no Legislativo municipal.
Entre os alvos da operação, 12 vereadores teriam votado, em maio deste ano, pela reeleição de Wanderley à presidência da Casa. A única exceção mencionada é a vereadora Rosy Prado (União), que votou em Lucas Chapéu do Sol (PL), aliado da prefeita Flávia Moretti (PL).
Além de Wanderley e Rosy, são alvos da investigação Alessandro Moreira (MDB), Wender Madureira (Republicanos), Sargento Galibert (PSB), Lucelia Oliveira (Agir), Kleberton Feitoza (PSB), Raul Curvo (Republicanos), Enfermeiro Emerson (PP), Cilsinho (PV), Braz Jaciro (PSDB), Gisa Barros (Podemos) e Dr. Miguel (Cidadania).
Suspeita de compra de votos e pagamentos a vereadores
Uma das linhas de investigação apura a possível existência de pagamentos a parlamentares em troca de votos na eleição da Mesa Diretora da Câmara. O Gaeco também investiga a suposta distribuição de pagamentos periódicos, descritos como “pacuzinho”, que teriam como finalidade comprar o silêncio de vereadores sobre possíveis irregularidades no Legislativo.
A apuração busca esclarecer se houve atuação estruturada de um grupo para obter vantagens indevidas, cooptar agentes públicos e praticar crimes contra a administração pública.
Ex-presidente do DAE e secretário também são alvos
A operação também alcançou o ex-presidente do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG), Rogerinho Dakar (PSDB), que deixou o cargo e retornou recentemente à Câmara Municipal.
O suplente de vereador e secretário legislativo Samir Katumata (PL) também recebeu agentes do Gaeco em sua residência. A secretária municipal de Gestão e Planejamento, Lorineide Inhan, está entre os alvos da investigação.
Dois vereadores de Cuiabá, Alex Rodrigues e Ilde Taques, ambos do Podemos, também foram incluídos na operação. Conforme as informações divulgadas, eles teriam se reunido com o grupo em uma chácara onde os envolvidos estavam confinados.
Eleição da Câmara terminou com diferença de apenas um voto
A eleição para a presidência da Câmara de Várzea Grande ocorreu em maio e foi vencida por Wanderley Cerqueira por uma diferença mínima: 12 votos contra 11 de Lucas Chapéu do Sol.
A disputa já estava sob atenção pública, e informações sobre uma possível investigação relacionada ao pleito haviam sido divulgadas anteriormente. Posteriormente, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou a eleição, apontando a antecipação excessiva do processo eleitoral.
Até o momento descrito nas informações divulgadas, Wanderley ainda não havia marcado uma nova votação para a escolha da Mesa Diretora.
Gaeco cumpre 30 mandados em três municípios de MT
Por determinação judicial, estão sendo cumpridos 30 mandados de busca e apreensão domiciliar, pessoal e veicular em endereços ligados aos investigados em Cuiabá, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães.
As diligências têm como objetivo reunir novos elementos de prova e aprofundar as investigações sobre a possível atuação de uma organização criminosa envolvida em irregularidades na administração pública municipal.
A inclusão de pessoas entre os alvos da operação não significa, por si só, comprovação de culpa. As suspeitas deverão ser apuradas no decorrer da investigação.
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias agoExclusivo: vídeo mostra momento em que homem esfaqueia vítima durante confusão; um morreu e três ficaram feridos
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias agoBriga durante bebedeira termina com um morto, quatro esfaqueados e homem preso em Lucas
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias agoExclusivo: vídeo mostra homem arrastando adolescente e desferindo vários golpes de faca; vítima morreu
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias agoExclusivo: suspeito de matar adolescente a facadas deixou filha de 4 anos sozinha em casa
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias agoJogo termina em pancadaria e sete expulsos em Lucas do Rio Verde; VEJA VÍDEO
-
LUCAS DO RIO VERDE7 dias agoCaixa coloca casa de R$ 369 mil em leilão por R$ 221 mil em Lucas do Rio Verde; desconto chega a 40%
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias agoMorador de Lucas tenta se cadastrar na 99 e descobre conta com seus dados e mais de mil corridas
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias agoCemitério de Lucas do Rio Verde terá mudanças para o Dia de Finados; veja horários e missas