POLÍCIA

PF realiza duas operações simultâneas contra lavagem de dinheiro do tráfico em MT e outros dois estados; bloqueio de R$ 80 Milhões

Publicado em

Nesta manhã, a Polícia Federal deflagrou as operações Handmade e Descobridor de forma simultânea, com o objetivo de reprimir e desarticular uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro proveniente do tráfico internacional de drogas. As ações ocorreram em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, resultando em 11 mandados de busca e apreensão na capital mato-grossense.

 

As investigações derivam da Operação Enterprise, iniciada em novembro de 2020. Segundo apuração da Só Notícias, os líderes da organização criminosa, para ocultar a origem ilícita dos recursos do tráfico de drogas, realizavam uma intrincada cadeia de atos ilícitos. Importavam roupas da China e as disponibilizavam em redes de lojas de varejo têxtil, utilizando o processo de “branqueamento” do dinheiro ilícito.

 

Após a venda dessas mercadorias, o dinheiro “sujo” retornava à organização criminosa já “lavado”, tornando difícil a identificação da origem criminosa dos valores. Na operação de hoje, a PF apreendeu carros, dinheiro em espécie, joias e outros itens de interesse para a investigação.

Leia Também:  Rotam Prende Casal com 12 Tabletes de Cocaína em MT

 

Os investigados nas operações enfrentarão acusações na Justiça Federal pelos crimes de associação criminosa e lavagem de capitais. Caso os fatos sejam confirmados, as penas, somadas, podem ultrapassar dez anos de reclusão para cada envolvido, de acordo com sua esfera de responsabilidade.

 

O bloqueio de R$ 80 milhões também foi efetuado como parte das medidas para combater a lavagem de dinheiro relacionada ao tráfico de drogas.

Anúncio

Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA