- POLÍTICA NACIONAL

Aprovada indicação de novo embaixador do Brasil no Egito

Publicado em

O diplomata Paulino Franco de Carvalho Neto será o novo embaixador do Brasil no Egito e, cumulativamente, na Eritreia. O nome do diplomata foi aprovado nesta quarta-feira (17) em Plenário por 46 votos favoráveis, 1 contrário e 2 abstenções. A indicação já havia sido aprovada na última semana pela Comissão de Relações Exteriores (CRE), após a sabatina do indicado.

O relator da MSF 5/2023 foi o senador senador Nelsinho Trad (PSD-MS).

Durante sua sabatina na CRE, o indicado disse que o Egito é o maior parceiro comercial brasileiro no continente africano e que a embaixada buscará nos próximos anos promover o aumento das exportações brasileiras, com ênfase na ampliação do valor agregado. Carvalho Neto falou também sobre temas como acordos na área de defesa, apoio a comunidades e turistas brasileiros, sequestro internacional de crianças, desenvolvimento sustentável e proteção ao meio ambiente.

A indicação de autoridades para ocupar postos em representações brasileiras no exterior é feita pelo presidente da República e depende da aprovação do Senado.

Leia Também:  Margareth Buzetti critica falta de fiscalização na venda direta de pneus

Currículo

Atualmente secretário de Assuntos Multilaterais Políticos do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Paulino de Carvalho Neto foi secretário de Comunicação e Cultura entre 2020 e 2021. Seu último posto no exterior foi como embaixador do Brasil em Angola, de 2016 a 2020. Ele também já ocupou postos em embaixadas e missões em Roma, na Itália; em Santiago, no Chile, e em Genebra e Berna, na Suíça. Além disso, fez parte da equipe que conduziu as negociações do governo brasileiro na Conferência do Clima das Nações Unidas (COP27) sediada em Sharm El-Sheikh, no Egito.

egito.png

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

COMENTE ABAIXO:
Anúncio
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA