- POLÍTICA NACIONAL

CAS pode debater ação de psicólogos e assistentes sociais nas escolas

Publicado em

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) vota nesta quarta-feira (12), a partir das 9h, requerimentos para audiências públicas. Uma delas, pedida pela senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), tem como tema a implementação de equipes multiprofissionais, com psicólogos e assistentes sociais, para a mediação das relações e conflitos no âmbito das escolas das redes públicas (REQ 27/2023). 

A Lei 13.935, de 2019, já dispõe sobre a prestação desses serviços no sistema de ensino público. No entanto, a senadora argumenta que é preciso discutir caminhos e fontes para o pagamento desses profissionais para efetivar as ações. De acordo com Mara Gabrilli, os sistemas de ensino deveriam ter adotado providências para o cumprimento das medidas até o final de 2020. 

“Nos últimos anos, a sociedade brasileira tem sofrido e se horrorizado com os trágicos ataques às escolas em diversos municípios pelo país. Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) apontaram o aumento de uma estatística alarmante: somente em 2022 e 2023, o número de ataques em escolas no Brasil já superou o total registrado nos 20 anos anteriores”, justifica a senadora no requerimento. 

Leia Também:  Prefeito é ameaçado pelas redes sociais após manter medidas restritivas em MT

Entre os convidados sugeridos pela senadora estão representantes do Ministério da Educação, do Conselho Federal de Psicologia (CFP), do Conselho Nacional de Serviço Social (CFESS) e do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed). Ela sugere que o debate seja feito em conjunto com a Comissão de Educação (CE). 

Hemobrás

Já o senador Humberto Costa (PT-PE) pede que a CAS realize diligência externa na cidade de Goiana, em Pernambuco, com o objetivo de acompanhar e avaliar a etapa final das obras de implantação de fábrica da Hemobrás, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (REQ 29/2023).

A empresa é uma estatal com a função de garantir, por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS), o fornecimento de medicamentos derivados do sangue e/ou obtidos por meio de engenharia genética, com produção nacional.

Políticas públicas

Antes da reunião deliberativa, a pauta inclui a votação de três requerimentos para a seleção das política pública que serão avaliadas pela comissão em 2023. Os pedidos requerem a avaliação o Programa Nacional de Imunizações e o Programa Bolsa Família. Outro requerimento sugere a avaliação da política de dispensação de órteses, próteses e materiais especiais no âmbito do Sistema Único de Saúde, com ênfase nos itens voltados à atenção das pessoas com deficiência.

Anúncio

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Leia Também:  Em sessão solene, Congresso dará posse a Lula neste domingo

Fonte: Agência Senado

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA