CASO BANCO MASTER

Mensagens de advogado de Vorcaro citam encontros e supostos recados de Lula ao dono do Banco Master; veja

Publicado em

Novas mensagens extraídas pela Polícia Federal do celular de Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master, revelam relatos feitos pelo então advogado do banqueiro, Walfrido Warde, sobre supostos contatos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e integrantes do governo federal.

Os diálogos, divulgados pelo jornal O Globo, mostram que Warde teria atuado para aproximar Vorcaro do Palácio do Planalto durante o período em que o banqueiro buscava estabelecer canais de diálogo com o governo.

Em uma das mensagens, enviada em 5 de setembro de 2024, Warde escreveu a Vorcaro: “Estive com o Presidente Lula longamente ontem. Vc vai gostar. Encontremo-nos hoje. Sem falta”.

Apesar do relato, a reportagem aponta que não foi localizado registro de visita ao Palácio do Planalto que confirme esse encontro específico.

Reunião entre Lula e Vorcaro aconteceu

Em outro momento, após uma reunião entre Lula e Vorcaro, em dezembro de 2024, Warde parabenizou o banqueiro e afirmou ter recebido uma avaliação positiva sobre a conversa.

A Presidência confirma que Lula se encontrou com Vorcaro em 4 de dezembro de 2024. Segundo o Planalto, o banqueiro chegou acompanhado do ex-ministro Guido Mantega, e a reunião não havia sido previamente agendada.

Leia Também:  Senado escolhe duas mulheres para Mesa Diretora e define corregedor

Ainda de acordo com a versão oficial, Vorcaro relatou ao presidente que estaria sendo perseguido. Lula teria respondido que eventuais denúncias deveriam passar por análise técnica do Banco Central.

Mensagem cita suposto presente

 

Outro trecho das conversas, datado de 22 de janeiro de 2025, chama atenção. Warde relatou a Vorcaro que Lula teria perguntado se o banqueiro estava bem e mais tranquilo, além de mencionar um suposto agradecimento por um uísque e enviar um abraço.

Vorcaro respondeu à mensagem com um emoji de coração.

O Palácio do Planalto, porém, nega que Lula tenha recebido o presente ou enviado qualquer recado ao empresário. A Presidência também afirmou desconhecer as articulações relatadas pelo advogado.

Novas articulações aparecem nas mensagens

Em março de 2025, Warde teria mencionado uma nova audiência e afirmado que receberia uma ligação do presidente para tratar de assuntos relacionados a Vorcaro.

As mensagens agora analisadas fazem parte do conjunto de informações obtidas pela Polícia Federal durante as investigações envolvendo o Banco Master.

Leia Também:  Mulher denuncia ameaças, agressões e tentativa de estrangulamento em Lucas do Rio Verde; suspeito é preso

Warde não comentou as informações divulgadas. A defesa de Daniel Vorcaro também não se manifestou sobre os diálogos.

Até o momento, os registros apresentados pela investigação mostram relatos feitos pelo advogado sobre seus contatos, e não comprovam, por si só, que todos os encontros e mensagens descritos tenham ocorrido da forma relatada. O Planalto confirmou oficialmente apenas o encontro de 4 de dezembro de 2024 e contestou o episódio envolvendo o suposto presente.

Anúncio [the_ad_group id="28079"]

MAIS LIDAS DA SEMANA