Diante da crescente necessidade de implementar medidas robustas para promover um ambiente mais seguro para os cidadãos, o vereador Wlad Mesquita (Republicanos) manifestou preocupação com o expressivo aumento de ocorrências criminais praticadas por pessoas com mandados de prisão em aberto, como o fato ocorrido em Sorriso-MT.
Em resposta a essa preocupante tendência, Wlad destaca a necessidade de adotar soluções inovadoras para o combate à criminalidade. Considerando a tecnologia avançada disponível atualmente, especialmente no campo da vigilância por vídeo, que permite a identificação facial com precisão e rapidez, o parlamentar enfatiza o potencial das câmeras de vigilância equipadas com tecnologia de reconhecimento facial.
A tecnologia mencionada tem a capacidade de identificar indivíduos procurados pela justiça, contribuindo significativamente para a execução de mandados de prisão. O vereador destaca que a instalação estratégica de câmeras em locais como rodoviárias e áreas de grande concentração de pessoas pode desestimular a prática de crimes, além de proporcionar uma resposta mais ágil por parte das autoridades.
Consciente do respaldo da população, que busca por medidas concretas para elevar a sensação de segurança e proteção no cotidiano, Wlad Mesquita encaminhou uma indicação ao Poder Executivo a implementação de um projeto que vise a instalação de câmeras de vigilância equipadas com tecnologia de reconhecimento facial em rodoviárias e outros locais com significativo fluxo de pessoas.
Essa iniciativa tem o objetivo de fortalecer as ações de segurança pública, colaborando de maneira efetiva com a identificação e captura de indivíduos com mandados de prisão em aberto. Entretanto o vereador ressalta que a tecnologia é apenas uma ferramenta, e não uma substituição, e que de nada adiantará sem o aumento de efetivo policial, outra preocupação bastante debatida pelo vereador nas redes sociais.
“É claro que a tecnologia ajuda, principalmente as câmeras de segurança, mas ela é apenas uma ferramenta. É preciso mais efetivo policial para o fortalecimento da segurança pública.” — finalizou Mesquita.