SINOP
PreviSinop realiza palestra orientativa sobre câncer de pulmão para servidores
Servidores aposentados do Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Sinop (PreviSinop), participaram, nesta quinta-feira (02), de uma palestra sobre câncer de pulmão, ministrada pelo médico pneumologista Dr. Paulo Henrique Quintanilha. O tema foi abordado de forma didática e destacou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
Já no início da apresentação, o Dr. Quintanilha foi enfático em frisar que é primordial ter atenção com a saúde e disciplina nesses cuidados. “Tomar remédio não é sinal de fraqueza, ter uma doença controlada é melhor do que ter uma doença não controlada. Ter hábitos saudáveis e fazer acompanhamento médico periódico diminuem os riscos da doença se agravar”, destacou.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de pulmão está entre as principais causas de mortes evitáveis no Brasil e no mundo. No Brasil, em 85% dos casos a doença está associada ao tabagismo ou aos derivados do tabaco. E que o uso de narguilé e cigarro eletrônico são ainda mais perigosos para a saúde.
Para a servidora aposentada e ex fumante Rosa de Souza Santos, se libertar do vício trouxe perspectiva para sua saúde. “O fumante não percebe o quanto o cigarro é prejudicial, não só para a nossa saúde, ele interfere até no convívio social. Parei de fumar há mais de vinte e cinco anos, me sentia estressada e pensava que fumar aliviava minha tensão e na verdade ele estava agravando a situação. Ganhei qualidade de vida e isso refletiu no meu relacionamento com as pessoas”, relatou.
Já para a aposentada Jacinta Kempf Diel, parar de fumar fortaleceu os laços familiares. “Eu e meu marido paramos de fumar a pedido dos nossos filhos. Hoje estamos mais unidos, com saúde e felizes por ter tomado essa decisão”, declarou.
O Dr. Paulo Henrique Quintanilha fez um alerta para os idosos de maneira especial. “O câncer de pulmão tem uma característica única por ser diagnosticado de maneira tardia. Como os pacientes na sua maioria estão assintomáticos, a identificação precoce depende de entender, especialmente nos idosos, que falta de ar, tosse, catarro e dores no peito não são sintomas de velhice, falta de ar sempre quer dizer que algo de errado está acontecendo com o nosso corpo e que o envelhecimento saudável não causa nada disso”, explicou.
De acordo com dados apresentados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), O câncer de pulmão, segundo as estimativas 2020, é o terceiro mais comum em homens (17.760 casos novos) e o quarto em mulheres no Brasil (12.440 casos novos).
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
-
GERAL6 dias agoMotorista de aplicativo é obrigado a gravar despedida e citar nomes antes de ser executado a tiros; Veja Vídeo
-
GERAL5 dias ago“TENHO CARA DE OTÁRIO?” Corno pega a mulher peladona com outro homem no Motel; Veja Vídeo
-
GERAL6 dias agoProstituta filma empresário após suposto calote em boate: ”Dá tchauzinho pra sua esposa”; Veja Vídeo
-
CIDADES5 dias agoABSURDO IMAGENS FORTES: Filho de 12 @nos agredindo a própria mãe após pedir mais comida e ouvir “não”; VEJA VIDEO
-
GERAL5 dias ago“Aqui ó, no meio das minhas perna”: Travesti expõe companheiro em vídeo após descobrir relacionamentos paralelos; Veja Vídeo
-
VÍDEOS4 dias agoIMAGENS FORTES: homem mata criança de 2 anos após mãe recusar pedido de casamento; suspeito troca tiros com a polícia e é preso
-
LUCAS DO RIO VERDE4 dias agoExpolucas 2026: saiba qual é uma das atrações confirmadas para o evento
-
CIDADES5 dias agoIMAGEM FORTE; Jovem é encontrada morta nos fundos de casa e marcas no pescoço levantam suspeita de estrangulamento






