SINOP

PreviSinop realiza palestra sobre hanseníase para servidores aposentados da instituição

Publicado em

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Sinop (PreviSinop) promoveu, nesta quinta-feira (26), uma palestra orientativa com o tema hanseníase, ministrada pela enfermeira Maria Auxiliadora de Freitas Souza. Servidores aposentados se fizeram presentes, tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e deram depoimentos sobre o assunto.

A hanseníase é uma doença infecto contagiosa, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que se instala nos nervos e pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular.

Para a servidora aposentada Denise Simoni Pereira, esse tema veio num momento oportuno. “Eu já sabia algumas coisas sobre esta doença, mas é sempre bom participar para que possamos levar essas informações aos nossos familiares e vizinhos. Temos que conscientizar o maior número de pessoas para que todos estejam cientes que existe o perigo da doença, mas existe tratamento”, destacou.

Já para a servidora aposentada Rosa de Souza Santos a palestra serviu de alerta para identificar alguns sintomas que ela vem sentindo. “A palestra para mim foi essencial, eu estou tendo algumas reações e depois de ter ouvido a enfermeira, vou procurar a unidade de saúde em busca de mais informações. Algumas pessoas já tinham falado para mim, mas como a gente não tem certeza acaba deixando de lado. Mas hoje ficou claro para nós a importância de procurar ajuda nos postos de saúde”, relatou.

Leia Também:  Governo concede reajuste de 9% a servidores do Executivo

Caso o cidadão identifique algum sintoma, a enfermeira Maria Auxiliadora de Freiras Souza, orientou que este procure as unidades básicas de saúde. “Esse tratamento é exclusivo da rede pública e é gratuito. Os profissionais estão aptos para fazer a avaliação. Em caso de suspeita da doença, o paciente é encaminhado ao centro de hanseníase a fim de comprovar a doença e iniciar o tratamento”, reforçou a enfermeira.

A hanseníase pode causar incapacidades físicas, principalmente nas mãos, pés e olhos e segundo dados contidos no site do Ministério da Saúde, o Brasil ocupa a 2° posição no mundo em maior número de casos de hanseníase, entre os países que diagnosticam a doença, ficando atrás somente da Índia.

O mês de janeiro recebeu o título de “Janeiro Roxo” para chamar a atenção da população e levar a informação sobre os sintomas, prevenção e tratamento dessa doença. Durante esse mês, a Secretaria de Saúde realiza palestras orientativas com o objetivo de conscientizar a sociedade da importância do diagnóstico precoce.

O PreviSinop aderiu à campanha de luta contra a hanseníase e as luzes externas da instituição estão com a cor roxa. Durante o ano a autarquia, por meio do projeto “Aquarela das Luzes” traz aos segurados palestras e tenta através desse recurso luminoso, alertar a sociedade sobre esses temas que circundam as esferas da saúde de modo geral.

Leia Também:  Prefeito inaugura segunda escola no Camping Clube: aproximadamente mil alunos serão atendidos na região

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Anúncio

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA