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Procon Sinop celebra dia Mundial do Consumidor com avanços nos atendimentos e orientações sobre produtos e serviços

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Nesta data comemorativa do Dia Mundial do Consumidor, o PROCON de SINOP traz um resumo das principais conquistas em prol dos consumidores, além de orientações importantes para uma relação saudável entre clientes e fornecedores, na aquisição de produtos ou serviços.

Durante a atual gestão do Procon, já foram atendidos, entre conciliações e orientações, mais de 12 mil questões de consumo, envolvendo consumidores e fornecedores. A previsão é que nos proximos dois anos esse número atinja a marca de 40 mil atendimentos com seus efetivos atos. Apenas em 2023, serão orientadas cerca de 11 mil crianças em assuntos referentes ao consumo e às finanças, por meio do livro gibi “Os cofrinhos de Procôncio”.

“O alinhamento de trabalho com os fornecedores foi preponderante para que o PROCON conseguisse o respeito e credibilidade, que atualmente recebe da população, pois ao criar um canal de comunicação direto com as empresas, foi implantada uma cultura de atendimento salutar e respeitosa ao consumidor. Buscamos incessantemente a conciliação, neste sentido, iniciamos a resolução da demanda via contato telefônico, o que tem resolvido muitas situações antes mesmo que se tornem grandes problemas. E o mais importante é que, cada vez mais empresas têm aderido à esta nova política de resolutividade”, disse o diretor do Procon Sinop, Vilson Barozzi.

Por meio deste canal direto entre PROCON e Fornecedor, a unidade conseguiu resposta imediata às contendas. O momento atual da sociedade exige respostas rápidas e a população cobra esta celeridade. Os fornecedores entenderam que a função primordial do PROCON é a CONCILIAÇÃO.

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Atualmente o PROCON conta com uma equipe altamente técnica e com a estrutura necessária para atender cerca de 80 consumidores por dia. E tudo isso se deve a uma gestão que se sensibiliza com o social. O diálogo direto com os fornecedores no intuito de evitar conflitos nos levou a um percentual de conciliação que chega a 80% das demandas.

Outro fato que devemos ressaltar é o grande número de fornecedores que solicitam a CERTIDÃO NEGATIVA de pendências junto ao PROCON, visto que fortalece sua credibilidade perante a sociedade Sinopense. Atualmente o cartão postal do comércio é exibir a CERTIDÃO aos seus clientes, mostrando que sua empresa aplica a respeita o Código de Defesa do Consumidor.

“O PROCON Estadual reconhece o PROCON-SINOP pelo trabalho pioneiro neste novo entendimento entre consumidores e fornecedores. O objetivo nos próximos meses é ampliar este projeto até transformarmos o comércio local em comércio de excelência em referência comercial. E devemos atender aos anseios da sociedade para que possamos alcançá-lo com êxito, visto que ela é nosso termômetro para verificarmos se estamos realizando a melhor gestão. E estamos, pois atualmente a população tem reforçado a máxima – o PROCON resolve – ”, garantiu o diretor.

As metas e os objetivos planejados para esta gestão estão sendo alcançados em face do empenho de todos e colaboração do comércio, mas reforçamos que nas compras em lojas virtuais, evite links encaminhados ou disponibilizados nas redes sociais. Digite o endereço eletrônico dos sites oficiais, já conhecidos, e, principalmente, desconfie dos preços baixos demais! REFLITA ANTES DE COMPRAR E DÊ PREFERÊNCIA AO COMÉRCIO LOCAL. Na compra de qualquer produto verifique o prazo de garantia e exija a Nota Fiscal.

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Cuidado! Não existe “Consórcio Contemplado”.  Entenda a diferença:

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I) Consórcio é a reunião de pessoas, com prazo de duração e cotas previamente determinadas, que serão contempladas, por meio de sorteio ou lance;

II) No empréstimo, o valor é liberado após a contratação diretamente ao consumidor;

III) Já no financiamento, o valor é liberado diretamente ao vendedor, ficando o pagamento parcelado, a encargo do consumidor. Portanto, leia atentamente cada contrato, pois, trata-se de modalidades distintas de crédito.

Fique atento também com os “Empréstimos Consignados”. Não enviem dados pessoais, fotos (selfie) ou documentos para “atualização cadastral” por Whatsapp ou SMS. No site do INSS,o consumidor pode restringir o acesso indesejado de terceiros ao seu beneficio, basta clicar no campo BLOQUEADO PARA EMPRÉSTIMO”. NÃO ATENDA TELEFONES DE PESSOAS ESTRANHAS. Cadastra-se no programa não me perturbe.

DÚVIDAS? 

O PROCON-SINOP/MT está localizado na Rua das Aroeiras, n.1.116, Setor Comercial, Telefone (66) 3531-1512 ou 9-9998-8585, atrás da Prefeitura.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

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Lucas do Rio Verde

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