SINOP

Secretaria participa de evento que discute Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU

Publicado em

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, participou, ontem, do evento Talks, do projeto que visa apresentar e debater os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que integram a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas. A pasta é uma das parceiras da ação em Sinop, que conta com o Caminhão Conhecendo os ODS. 

No evento de ontem, realizado no auditório da Universidade do Estado de Mato Grosso (campus no Jardim Imperial), foram debatidos temas como o papel das empresas na Agenda 2030 e outros. “Com os ODS, nós buscamos trabalhar numa ação que é integrativa, voltadas às questões de meio ambiente, desenvolvimento da cidade de maneira inclusiva, com pensamento voltado ao social, onde buscamos a inovação e tecnologia, para resolução dos problemas”, destacou a secretária da pasta, Ivete Mallmann. 

Ao todo, são 17 objetivos. “Na questão do meio ambiente, uma das preocupações é o planejamento e o crescimento da cidade, com uso de energias renováveis, uso consciente e consumo da água, para que não haja poluição e o uso racional, a importância do uso dos espaços das áreas de maneira consciente, não poluidora, respeitando a individualidade de cada local, a qualidade do solo para o tipo de empreendimento que vai ser colocado, então isso é desenvolver a cidade com pensamento ambiental e também inclusivo”, destacou Ivete.

Ainda segundo a secretária, pensar sobre questão ambiental é essencial tanto para o presente, quanto futuro. “Os ODS são isso, uma proposta da ONU, onde há desenvolvimento sustentável, um crescimento voltado para essas análises. Com isso, fazemos uma reflexão de como está a vida, o desenvolvimento de Sinop, principalmente voltado para a questão ambiental”. 

Leia Também:  Campeã mundial destaca estrutura de evento apoiado pelo Governo: "Vemos a preocupação e cuidado com os atletas"

Em Sinop, as ações seguem neste sábado (11), quando o Caminhão Conhecendo os ODS, realizado pela Ecotransforma e NTICS Projetos e patrocinado pela Energisa, vai desembarcar na Praça da Biblía, Sinop, onde serão montadas 13 tendas, uma para cada ODS, com oficinas, atividades práticas, área kids, exposições, rodas de conversa, música, dicas de negócios, oficina de robótica, trocas de experiência, bate papo, vídeos interativos e dezenas de atividades. Dentro do caminhão, ficam mais 4 ODS, com as ações tecnológicas e interativas, como os óculos de realidade virtual.

O Caminhão Conhecendo os ODS conta com parceiros expressivos como Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, Escola da Integridade, Pacto Global, WFP – Programa Global de Alimentos, ONU Habitat, ONU Mulheres, Refúgio 343, Kornerz, SB Sustainable Business Solution, além do renomado artista Ciro Palomino. Além disso, vai contar com nomes e personalidades locais que dão voz ao desenvolvimento sustentável dentro das comunidades,e que vão ajudar a criar debates e dinâmicas colaborativas para que pessoas e empresas adotem boas práticas para a sua rotina.

Conheça os 17 ODS 

ODS 1 – Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
ODS 3 – Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
ODS 4 – Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
ODS 5 – Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
ODS 6 – Água potável e saneamento: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
ODS 7 – Energia limpa e acessível: garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
ODS 10 – Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
ODS 12 – Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
ODS 14 – Vida na água: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
ODS 15 – Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
ODS 17 – Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Leia Também:  Ministro diz que governo não discute acabar com autonomia do BC

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Anúncio

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA