Acervo

Leia Também:  Funcionário de biblioteca suspeito de estupro de vulnerável contra 8 crianças trabalhava de forma irregular na escola em MT

O Baú entregue à unidade escolar contém 150 livros infantis e infanto-juvenis da literatura nacional e internacional de variados autores.

O acervo também inclui três títulos em braile para usuários com deficiência visual, além de fantoches, brinquedos, jogos educativos e dedoches. “Queremos difundir a democratização e a transformação social por meio do conhecimento, despertando em nossas crianças o prazer da leitura. A literatura tem o poder de aguçar o potencial cognitivo e criativo, promovendo o exercício da fantasia e da imaginação, além de ampliar os horizontes pessoais e culturais”, afirma o diretor de Relações Públicas da Perfectto Projetos, Paulo Reis.

Estrutura

Anúncio

O Baú de Leitura é um carrinho de 1mx1,2mx0,6m com laterais projetadas para deixar parte do acervo de livros expostos quando o mobiliário estiver sendo utilizado para as atividades. As rodas utilizadas para locomoção contam com sistema de rodízio giratório com freios para facilitar o manuseio no transporte e travar a estrutura por questão de segurança. As portas possuem maçaneta com puxador e tranca com chave. Com moldura removível para teatro de fantoches e dedoches, o Baú de Leitura também incentiva a cultura e promove a expressão artística e emocional dos participantes através da atividade teatral.

Leia Também:  14º Conferência Municipal de Assistência Social promove debate sobre políticas públicas em Diamantino

Entrega

Durante o evento de entrega do Baú, professores e demais membros da equipe escolar foram convidados a participar de oficinas de Contação de Histórias. O objetivo é capacitar os profissionais e orientá-los sobre a utilização dos materiais e recursos do Baú da Leitura, que deve funcionar como uma ferramenta pedagógica para a realização de atividades educativas.

“A contação de histórias é uma fonte inesgotável de conhecimento, valor e emoção. Por meio dela, as crianças podem começar a desenvolver a imaginação, a criatividade e o senso crítico, além de despertar o gosto pela leitura e linguagem”, ressalta Paulo. O projeto também permite o empréstimo de livros para os alunos com o intuito de incentivar a leitura em família.