Leia o resumo do capítulo do e-book:

Introdução: Atualmente a sociedade mundial está em um momento histórico de morbidade, provocado pelo sedentarismo, os altos índices de doenças crônicas não transmissíveis que são responsáveis pela alta mortalidade que estão diretamente associadas à inatividade física. Objetivo: avaliar percepção da melhora da saúde de usuários do SUS que participam das práticas corporais desenvolvidas pelo NASF de Sorriso – MT. Metodologia: O trabalho caracterizou-se como uma pesquisa de campo de abordagem transversal, descritiva e quantitativa, para a análise de dados foram utilizados, frequência e porcentagem, a amostra foi constituída de 167 indivíduos, sendo: 143 mulheres e 24 homens. Resultados: verificou-se que a mulheres são a grande maioria envolvidas nas atividades de práticas corporais sendo 85,6% contra 14,4% são homens com idades variantes de 18 a 59 anos. Em relação a melhora da saúde após a entrada no projeto observou-se que 80,2% perceberam ter melhorado muito, enquanto 17,4 % observaram ter melhorado um pouco.

Leia Também:  Novembro Roxo: mês de conscientização sobre o parto prematuro

Academia da Saúde

O educador físico João Ricardo Gabriel de Oliveira observa que o livro é resultado de uma pesquisa que na época era organizada pelo NASF, antes de ser desmembrado. “Na realidade esse trabalho já foi apresentado nas amostras de saúde no Estado e num congresso de atividade física e saúde a nível nacional”.

Há dois anos o Nasf foi desmembrado e os projetos de prevenção e cuidado com a saúde destinados aos usuários do SUS permanecem e são desenvolvidos pela Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas), por meio da Academia da Saúde que vem sendo conduzida pelos profissionais de educação física João Ricardo Gabriel de Oliveira e Thiago Paulino Almeida.

“Hoje, a secretaria de Saúde e Saneamento, via programa Academia da Saúde oferta atividades, gratuitamente. Podemos destacar a academia ao ar livre, bem-estar, ginástica holística, vôlei adaptado, orientação em sala de espera, viva mais saudável, hidroginástica. Isso em diversos pontos da cidade. Sempre com o mesmo objetivo trabalhar através de orientações e prática, a qualidade de vida, promovendo a mudança de comportamento, estimulando a prática de exercícios físicos e incentivando a alimentação saudável, o que resulta em uma melhor qualidade de vida”, explicou João Ricardo.

Leia Também:  Adiada votação sobre obrigatoriedade de profissional de segurança nas escolas

Em anexo o capítulo do livro .

Advertisement