SORRISO

Bandidos tentam aplicar “golpe da mosca na carne” em comerciantes

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Nossa segunda-feira (29.07), um comerciante que trabalha com comida relatou uma nova tentativa de golpe por parte de criminosos. Os golpistas entram em contato via WhatsApp, se passando por clientes que alegam ter encontrado moscas em produtos, especialmente carnes, e solicitam ressarcimento financeiro por PIX, geralmente de valores pequenos.

 

O comerciante que enviou o relato alegou que é a terceira vez que enviam mensagens do tipo para seu estabelecimento, toda vez com fotos e números diferentes.

 

A mensagem dos golpistas é detalhada e convincente. Um dos textos enviados afirma: “A respeito de uma carne que minha esposa comprou de vocês. Ela trabalha com encomendas de salgados e, quando foi preparar a carne para fazer os salgados, encontrou uma mosca na carne. Ela gastou R$ 94 na carne e, por conta disso, teve um prejuízo de R$ 280 por não ter feito as encomendas, fazendo apenas os doces. Eu sou caminhoneiro e estou fora da cidade. Minha esposa me ligou chorando porque foi exposta nas redes sociais por não ter feito as encomendas do aniversário do filho da cliente dela. Eu quero resolver isso da melhor forma possível, ou minha esposa vai acionar a Vigilância Sanitária e o Procon e abrir um processo contra o estabelecimento.”

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O golpista continua citando o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e as possíveis consequências legais para o estabelecimento: “Se alguma peça de carne tiver presença de corpos estranhos, como larvas, o direito do consumidor garante um processo de indenização. Além disso, o consumidor pode exigir o reembolso total do valor pago no produto. De acordo com o CDC, em seu artigo 12, o fornecedor ou fabricante responde pela reparação dos danos causados na fabricação, fórmula, manipulação ou acondicionamento dos produtos independentemente da existência de culpa. E o artigo 18 responsabiliza os fornecedores pela venda de produtos impróprios ao consumo ou que ponham em risco sua saúde e segurança.”

 

Os golpistas finalizam a mensagem destacando que nunca tiveram problemas com o estabelecimento antes e que a perda das encomendas de salgados foi um prejuízo significativo para a esposa: “Sr., nós já havíamos comprado outras vezes e nunca aconteceu isso, carnes boas e frescas, e quanto ao atendimento sempre fomos bem atendidos, certo? Mas dessa vez, ela achou uma mosca na sacola, e perdeu duas encomendas de salgados, fez apenas os doces. Talvez para o senhor isso não signifique nada, mas para ela, que está iniciando, perder uma cliente já é um prejuízo.”

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Este tipo de golpe não é novo, e golpistas frequentemente se passam por clientes para enganar comerciantes, buscando ganhar dinheiro fácil.

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Lucas do Rio Verde

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