Serão dois dias, 05 e 06 de junho, dedicados a palestras e discussões sobre o meio ambiente no auditório do IFMT Campus/Sorriso. Além disso, no dia 07, será realizada ação prática com distribuição de mudas na Praça da Juventude. O foco de toda a programação está no debate de soluções ambientais sustentáveis.

Na abertura do evento, no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a palestra é com o coordenador do Projeto Eco Sorriso, Diogo Martins, a partir das 19 horas. Com várias frentes em andamento, o Eco Sorriso preza pela sustentabilidade com o desenvolvimento de ações voltadas à educação ambiental que incluem a coleta seletiva. Uma dessas ramificações é o do LEVO (Local de Entrega Voluntária de Óleo), presente em todas as unidades escolares da rede municipal de Educação, assim como no Centro Educacional São José e que terá no campus do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) mais um ponto de coleta a parir do dia 5 de junho.

Leia Também:  Atletas de Tênis de Mesa disputam 2ª etapa do Campeonato Mato-Grossense do TMB

A partir das 19h40 quem conduzirá o debate é Eduardo Balbinot da Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir-MT). Eduardo abordará a irrigação como meio de uso racional da água.

Já o terceiro debate da noite do dia 05 será conduzido pelo advogado Rudimar Rommel com o tema “A advocacia no direito ambiental e seus desafios”; essa discussão está programada para iniciar às 21 horas.

No dia 06, os debates versarão sobre fauna silvestre e gestão ambiental, preservação e conservação. Com início às 19 horas, o coordenador do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), Reinaldo Nunes, tratará sobre “A urbanização da fauna silvestre”.

A segunda palestra do dia 06 com o tema “Gestão ambiental como instrumento de preservação e conservação”, será ministrada pela professora do IFMT Campus/Sorriso, Juliana Gervásio Nunes. Juliana é mestre em Engenharia de Edificações e Ambiental, pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). O debate sobre gestão ambiental inicia às 21 horas.

E no dia 7 de junho, uma quarta-feira, as equipes estarão na Praça da Juventude das 15 às 18 horas, para a distribuição de mudas de espécies nativas da região.

Anúncio

O gestor da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec), Marcelo Lincoln, frisa a importância dos debates. “Vivemos em um Município reconhecido nacionalmente pela alta produtividade de grãos, ostentamos o título de ‘Capital Nacional do Agronegócio’, contudo sem recursos naturais não somos nada e não obtemos nada”, diz Lincoln.

Leia Também:  Prefeito reforça pedido de mais e melhor energia para Sorriso

“Daí a importância do debate, do reconhecimento e da informação para reforçar a importância de olhar com muito respeito para nossos recursos naturais; afinal, a atividade agrícola só se sustenta quando é desenvolvida desta forma, com respeito aos recursos, com preservação ambiental, com o correto manejo de insumos e muito trabalho”, completa.

A Agenda do Meio Ambiente 2023 é uma parceria entre a Prefeitura de Sorriso e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).