O secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, frisa que a população atendeu ao chamado e compareceu. “Nossa equipe esteve o dia todo à disposição; 12 PSFs estiveram abertos ofertando mais de 15 tipos diferentes de imunizantes e a população atendeu nosso chamado tanto levando seus pequenos como procurando imunizantes para adultos”, diz.

E para quem por algum motivo não pode comparecer no sábado, Luis Fábio alerta que todos os imunizantes, inclusive o da gripe continuam à disposição. Qualquer pessoa acima de seis meses pode e deve receber a vacina contra a gripe; já as vacinas de rotina estão à disposição de toda a população, desde recém-nascidos a idosos que não tenham recebido as doses, seguindo sempre a orientação da faixa etária para cada imunizante.

Leia Também:  Sorriso passa a contar com ponto de atendimento da Receita Federal

“Para quem tem dúvidas se o cartão de vacinas está em dia, atualizado, ou se falta receber alguma dose, é só procurar o PSF mais próximo de sua casa que a equipe confere”, ressalta o gestor. Vale sempre lembrar que além do cartão de vacinas é recomendado apresentar o cartão SUS e o CPF.

Sobre a influenza

Na manhã desta segunda-feira, 19 de junho, consta no portal do Ministério da Saúde, que Sorriso aplicou 17.874 doses contra a gripe – nesse número ainda não constam as 2.095 doses aplicadas no último sábado. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde para o Município é de 26.393 doses a ser aplicadas.

Em Sorriso a vacina contra a gripe está liberada para qualquer pessoa acima de seis meses desde o dia 16 de maio. E para receber a picadinha basta procurar qualquer PSF com o cartão de vacina e com ou o CPF ou o cartão SUS. Nos PSFs as equipes já conferem se está tudo em dia ou se além do imunizante contra a gripe, falta mais alguma outra dose das vacinas de rotina.

Leia Também:  Ministério Público autoriza que Estado dispense licitação para concluir obras paralisadas

Para quem não pode procurar o PSF em horário comercial, vale lembrar que a Sala Descentralizada de Vacinas, que atende no PSF Central, fica aberta das 7 às 19 horas, sem fechar ao meio-dia. E tem mais: os PSFs Ana Néri e São Mateus também estão atuando com horário estendido, ficando abertos até às 19 horas com oferta do imunizante.

Anúncio