“Foram dois anos de dor e mal-estar, sempre doente e não sabia do que era; há seis meses passei pela médica e ela me encaminhou pra cirurgia, graças a Deus deu tudo certo e hoje estou ótima, outra pessoa”, comemora após pouco mais de um mês do procedimento que, segundo ela, devolveu qualidade de vida.

E tem mais números e, claro, por trás deles, gente que hoje está feliz e comemorando a nova vida, como a Liane. De janeiro até o comecinho de abril já foram realizadas 1.701 consultas e mais 3.077 exames ou laboratoriais ou de imagens. Tudo isso viabilizado pelo Consórcio de Saúde Vale do Teles Pires com investimentos de R$ 2.434.552,90 por parte do Município de Sorriso; todos procedimentos adquiridos por processos legais na iniciativa privada e que seguiram a fila de espera da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde.

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E como em qualquer outro procedimento da rede pública de saúde do Município, a porta de entrada para todos esses procedimentos foi o Programa de Saúde da Família (PSF) da área de cobertura do paciente. É sempre a partir do atendimento no PSF que o paciente recebe as orientações médicas, faz os exames necessários e é encaminhado para cirurgia, caso o médico confirme a necessidade

Mais consultas e exames

Mas vai além disso. Os números são mais altos. A partir da regulação pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), a equipe do Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME), realizou 12.231 consultas e exames nos três primeiros meses do ano. E ainda tem os exames de ultrassom agendados via Sisreg também. Só neste comecinho de ano já foram 4.672 procedimentos.

Mas para garantir tudo isso, é preciso de gente cuidado de gente. É telefone tocando o tempo todo; whatsapp apitando e pessoas buscando ajuda. Assim é o dia-a-dia da Central Municipal de Regulação. Afinal, por trás de cada telefonema, contato, pessoa encaminhada para um procedimento há gente também. Imagina atender mais de 240 pessoas só em um turno de trabalho, fora as mais de 120 ligações recebidas diariamente e responder as mensagens de aplicativo.

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Para isso, a equipe do doutor Josmar de Oliveira Martins (médico regulador) e da Jéssica Toniazzo Lemos (coordenadora da Central de Regulação) conta com 24 profissionais. E, caso você precise, tem em mãos algum pedido já cadastrado no PSF e quer saber como anda, é só passar na Central, na Rua Alta Floresta, anexo à Secretaria de Saúde e Saneamento pessoalmente. Outra opção é chamar no zap pelo 99978-8441. Vale lembrar que a Central de Regulação fica aberta ao público das 7 às 13 horas e atende à procedimentos com pedidos realizados pelo Sistema Único de Saúde.

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Agora para facilitar, é sempre bom lembrar que é necessário manter o número de telefone atualizado no PSF para garantir que a equipe da Jéssica e do Josmar consiga entrar em contato assim que surgir a vaga! A atualização é rápida e deve ser feita no PSF.