SORRISO

Família denuncia tentativa de golpe usando dados de idoso internado em UTI no Hospital Regional

Publicado em

Uma família procurou o JK NOTÍCIAS na manhã dessa quarta-feira (09.10) para relatar que foi alvo de uma tentativa de golpe enquanto um de seus membros, um idoso, está internado na UTI do Hospital Regional de Sorriso. De acordo com o relato, os golpistas entraram em contato pelo telefone cadastrado na ficha do paciente, alegando que ele necessitava de um exame urgente, que não poderia ser realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e solicitaram um pagamento via PIX no valor de R$ 2.000,00.

Felizmente, a família, que já estava próxima do horário de visita, conseguiu confirmar diretamente com a médica responsável que não havia qualquer solicitação de exame. “Os golpistas tinham acesso a todas as informações do paciente”, desabafou um familiar. “Estamos fragilizados com a situação do nosso avô e, além de tudo, temos que lidar com isso.

 

A situação levantou sérias preocupações sobre a proteção de dados no hospital. Segundo a família, o uso indevido das informações do paciente deve ser investigado com urgência, pois os golpistas demonstraram ter acesso a dados sensíveis, como o número de telefone e o estado de saúde do idoso. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que garante o sigilo das informações pessoais, coloca a responsabilidade sobre as instituições de saúde para proteger as informações de seus pacientes.

Leia Também:  Urgente: jovem é assassinado e esquartejado no Centro de Manaus; veja vídeo

 

“É preciso uma sindicância para descobrir como esses dados estão caindo nas mãos de criminosos, seja por venda de informações ou pela atuação de algum funcionário”, destacou um dos familiares. Eles questionam como golpistas conseguem informações que a própria família tem dificuldade em obter.

 

A família pede que providências sejam tomadas, tanto para a responsabilização dos envolvidos quanto para a prevenção de novos casos. “A lei existe para todos, e os hospitais precisam assegurar o sigilo dos dados. Nós já estamos fragilizados com a internação e, ainda por cima, recebemos uma ligação dessas”, finalizou.

Anúncio
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA