SORRISO

Prefeito entrega equipamentos para cultivo de hortas comunitá…

Publicado em

Conforme Ari, a ideia das hortas comunitárias instaladas no Município parte do princípio de auxiliar na produção do alimento que será consumido pela família e também na possível venda do excedente. “A busca da Administração é por humanizar o atendimento, com ações que toquem o coração das pessoas; aqui nesse espaço temos exatamente isso: uma ação coletiva, tratada com cuidado e que além e alimentar reúne a comunidade no cultivo”, frisa.

E pelos canteiros cheios de cultivares tem muita gente trabalhando, como a dona Maria de Fátima Nogueira que acaba produzindo alimentos para cerca de 15 pessoas. “Somos em cinco em casa, mas como cuido dos meus netos, tem mais familiares, são 15 pessoas comendo legumes e verduras fresquinhos”, conta. Outra que passa o dia por lá é a dona Maria Arcanjo Silva que às 6h30 já está aguando o canteiro em que produz alface, rúcula, pimenta coentro e muito mais para a família. “Passo o dia aqui, é uma terapia pra mim”, frisa.

Leia Também:  Prefeito participa do início das aulas dos cursos técnicos em Agrimensura e Edificações

E tem mais gente. O seu Ademir Inácio também produz de tudo e pra muita gente. “A família é grande, aqui eu planto tomate, almeirão, de tudo mesmo”, relata orgulhoso. “Tenho 58 anos e nunca tinha visto uma iniciativa dessa, pra mim é maravilhoso”, diz.

E quem coordena tudo isso é a secretária Jucélia Ferro. Todas as famílias que contam com um canteiro no espaço são cadastradas pela Assistência Social por meio dos CRAS. “Aqui o cadastro foi feito pelo CRAS Praça CEO e a partir disso, com o apoio da Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, iniciamos o cultivo”, relata. “A Prefeitura oferta a assistência técnica, as sementes e o adubo; isso significa segurança alimentar. E é muito bom você vir aqui e ver essa horta sendo cuidada, sentir a alegria de cada um que cultiva o próprio alimento e que oferta uma mesa farta e saudável à família”, pontua.

Jucelia frisa que além da Horta Comunitária do Nova Aliança que iniciou as atividades há oito meses, há ainda a Horta Comunitária do São José que também atende 22 famílias e a do São Domingos que está em plena instalação com 15 famílias já cadastradas pelo CRAS. “Esse é um projeto lindo e que me emociona muito”, pontua.

Leia Também:  Sorriso promove Conferência Municipal de Saneamento Básico

Os equipamentos entregues hoje, avaliados em R$ 82,2 mil, serão distribuídos entre o Nova Aliança, São José e São Domingos. O valor é de uma emenda impositiva de quando o responsável pela Semasa, Marlon Zanella, era vereador. “Esse é um daqueles projetos que você admira e que sonha em ampliar sempre; aqui temos a perfeita organização de um núcleo de agricultura familiar: é uma horta urbana voltada ao sustento de várias famílias”, salienta Marlon.

E sim, se você ficou se perguntando tem mais; tem sim muito mais rolando por lá. Tem muita gente trabalhando, compartilhando, se organizando e crescendo com o trabalho coletivo, assim como as sementes que brotam nos canteiros.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Anúncio
COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA