ESTADO DE SAÚDE

Bolsonaro apresenta taquicardia e falta de ar, aponta boletim médico enviado ao STF

Publicado em

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou um episódio de taquicardia e dispneia na sexta-feira (2), véspera do primeiro turno das eleições presidenciais. As condições correspondem a batimentos cardíacos acelerados e dificuldade para respirar, conforme boletim médico apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira (9).

O documento, assinado pelo médico Brasil Ramos Caiado, informa que o episódio teve curta duração e apresentou melhora espontânea, sem novos registros ao longo da semana.

Segundo o especialista, Bolsonaro está bem e mantém estabilidade hemodinâmica e cardiorrespiratória. Apesar disso, ainda apresenta efeitos colaterais de medicamentos de ação central, incluindo instabilidade crônica no equilíbrio corporal e sonolência durante o dia.

Bolsonaro segue sob cuidados médicos

O boletim também informa que o ex-presidente mantém uma dieta rigorosa, com baixo teor de acidez e pouco sódio. Ele recebe ainda cuidados preventivos para reduzir os riscos de quedas e de refluxo gastroesofágico.

Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde 27 de março de 2026, após receber alta hospitalar. A medida foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, por razões humanitárias, depois de uma internação provocada por broncopneumonia aspirativa.

Leia Também:  URGENTE AGORA: Grave acidente na MT-449 deixa motociclista ferido em Lucas do Rio Verde

A prisão domiciliar tinha prazo inicial de 90 dias, mas foi mantida por decisão judicial em julho.

Antes de ser transferido para casa, Bolsonaro estava preso na Papudinha, no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, desde 15 de janeiro de 2026. Ele foi levado ao hospital em 13 de março, após apresentar problemas de saúde.

Anúncio [the_ad_group id="28079"]

MAIS LIDAS DA SEMANA