SAÚDE

Casal de idosos usa máscara contra o coronavírus desde fevereiro e diz que filho inspirou criação ainda antes da pandemia no RJ

Publicado em

Um casal de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, desenvolveu uma máscara caseira para tentar driblar uma das formas mais comuns de contágio pelo coronavírus: o contato das mãos com o rosto.

Para produzir a máscara, a médica veterinária, Gilmara Menezes, de 63 anos, e seu marido, Luiz Antônio Muniz, de 73 anos, utilizaram acetato, pedaços de macarrão flutuador de piscina, tecido e elástico.

Segundo Gilmara, a ideia surgiu para proteger o filho, que trabalha no setor de informática de um hospital, assim que os primeiros casos de coronavírus no Brasil foram divulgados, no final de fevereiro e ainda antes da Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar a pandemia.

“Fiz a primeira máscara no final de fevereiro e começamos a utilizá-la imediatamente. Eu e meu marido andávamos com ela pelas ruas de Nova Friburgo e meu filho também utiliza no trabalho. Ele trabalha na área de informática, mas de um hospital, então está em ambiente hospitalar e com grande propensão ao contágio. Fiz a máscara pensando nele, para protegê-lo”, conta Gilmara.

Leia Também:  Anvisa autoriza ensaio clínico de vacina tetravalente contra influenza

Sem se adaptar às máscaras tradicionais, que cobrem boca e nariz, Gilmara resolveu produzir, com materiais que tinha em casa, as face shields – como são chamadas as máscaras em acetato.

“Eu, particularmente, coloco a mão no nariz e nos olhos quase 24 horas por dia. Acredito que 99% da população também faz o mesmo. Então, penso que se este visor é perfeito para o pessoal da saúde, que está na linha de frente do combate à doença, seria excelente para nós”, conta Gilmara.

O custo de cada máscara foi de aproximadamente R$ 2.

Em um vídeo Luiz Antônio explica os cuidados para higienização:

“Você pode colocar a máscara em uma solução com água sanitária ou detergente, por 10 minutos. Depois desse tempo, ela já está desinfetada”, explica Luiz.

A orientação para o uso de máscaras por toda a população para evitar a transmissão e o contágio pela Covid-19 foi dada pelo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no último dia 1º de abril.

Anúncio

G1 RJ

Leia Também:  Atirador de Aracruz planejava invadir escolas desde 2020, diz polícia

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA