Search
Close this search box.

SAÚDE

Com cantor em estado grave, dupla cancela shows em MT

Publicado em

O cantor sertanejo Maurílio, de 28 anos, foi diagnosticado com tromboembolismo pulmonar após sofrer uma parada cardíaca. A informação foi confirmada pelo Hospital Jardim América de Goiânia, local em que o artista está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), em comunicado a Splash.

 

O hospital informa que o sr. Maurílio Delmont Ribeiro encontra-se internado na UTI da unidade. O exame de imagem, realizado na tarde desta quarta-feira, 15, confirmou o diagnóstico de tromboembolismo pulmonar. O paciente permanece em estado grave.

O tromboembolismo pulmonar é a mais séria complicação da trombose. O diagnóstico é caracterizado pelo deslocamento do trombo da veia para o pulmão. A gravidade depende do tamanho e da quantidade de coágulos formados por conta da alteração.

Em algumas situações, é necessária a atuação conjunta de cardiologistas, neurologistas, angiologistas, pneumologistas e até hematologistas para controle do quadro.

Internação de Maurílio

O cantor sertanejo, da dupla com a cantora Luíza, apresentou dificuldades para respirar e fortes dores no peito antes da internação na capital goiana. Ele sofreu uma parada cardíaca, mas foi reanimado na sequência.

Leia Também:  Ministério da Saúde cria Memorial da Pandemia de Covid-19

Wandervan Azevedo, médico da equipe que trabalha com a dupla sertaneja, confirmou que o quadro do cantor sertanejo é grave em contato com o site Metrópoles.

Segundo as informações divulgadas anteriormente em boletins médicos, o cantor está “em ventilação mecânica, tendo todos os suportes intensivos. Sem previsão de alta hospitalar”.

Anúncio

Os shows da dupla, marcados para os dias 17 e 18, nas cidades de Sorriso e Glória d’Oeste (MT), foram cancelados.

Quem é Maurílio?

Maurílio nasceu em Imperatriz, no Maranhão, na mesma cidade em que conheceu Luíza com quem faz dupla até hoje. Ela estava de férias quando conheceu o parceiro.

Antes da carreira musical, Maurílio cursou Ciências Contábeis. Mas preferiu seguir a carreira com Luiza com quem lançou o primeiro disco em 2017, ao vivo.

Uma das músicas de maior sucesso dos dois é “S de saudade”. A canção é uma parceria da dupla com Zé Neto e Cristiano.

O último lançamento dos dois foi “Não Dá Pra Continuar”, uma canção que vem de uma parceria com João Bosco.

Leia Também:  Adolescente de 12 anos cria perfil falso e divulga massacre em escola de MT

Hoje, também na rede social, Luiza compartilhou o mesmo comunicado da equipe e pediu orações para o cantor.

Por favor, orem. Só isso que eu peço com toda humildade do mundo. Cinco minutos, e dediquem uma oração ao Maurílio, por favor.

Já Miguel, que gravou o DVD com Maurílio ontem, também desejou melhoras ao amigo.

Luana Reis, mulher de Maurílio, também pediu orações pelo marido. “O momento é de oração! Ele é forte, ele vai vencer. Ele já venceu! A vitória é dele”, disse ela nas redes sociais.

Anúncio

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

SAÚDE

Saiba como funcionam os polos para pacientes com dengue no Rio

Publicados

sobre

Até o fim desta semana, a cidade do Rio de Janeiro terá dez polos de saúde específicos para atender a pacientes com suspeita de dengue. O primeiro deles, em Curicica, na zona oeste da cidade, foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (5). A capital entrou hoje em situação de emergência devido à doença.

Haverá polos também em Campo Grande, Santa Cruz e Bangu (na zona oeste), Complexo do Alemão, Madureira, Del Castilho e Tijuca (na zona norte), Gávea (na zona sul) e Centro.

A abertura dos polos é uma das ações do plano de contingência de enfrentamento à dengue, criado pela prefeitura do Rio, uma vez que a cidade já registrou, este ano, 11 mil casos da doença, com 360 deles necessitando de internação.

Os polos vão funcionar nas dependências de unidades básicas de saúde. No caso de Curicica, por exemplo, está localizado dentro do Centro Municipal de Saúde Raphael de Paula Souza.

Atendimento

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, orienta as pessoas a procurarem atendimento nos polos ou em redes de atenção básica se começarem a sentir sintomas da dengue, que incluem febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos.

Leia Também:  Homem é assassinado na frente da própria namorada com uma semana de namoro

Assim que chegam ao polo, os pacientes têm uma amostra do sangue recolhida para a confirmação do diagnóstico, que é dado cerca de uma hora depois da coleta. No local, também há cadeiras e macas para hidratação venosa e oral.

A equipe de saúde, formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, fará também a classificação da gravidade do quadro. Os quadros mais graves serão encaminhados para internação como “vaga zero” (emergência), através da Central Municipal de Regulação.

O plano de contingência também prevê a destinação de leitos exclusivos para a internação desses pacientes. No Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, por exemplo, que funciona como uma unidade de referência inicial, foram separados 20 leitos.

No próprio Centro Municipal de Saúde Raphael de Paula Souza, também haverá um setor destinado à internação de pacientes com dengue e outras arboviroses (doenças transmitidas por artrópodes, como mosquitos e carrapatos).

“Esse nosso primeiro polo consegue fazer todo o tratamento. O paciente chega, colhe sangue, consegue fazer hemograma, consegue colher sorologia. Se precisar de hidratação, faz hidratação venosa e oral aqui mesmo. E, se precisar de internação, também tem leitos dedicados aqui para arbovirose e infectologia. O objetivo é que a gente consiga reduzir o número de casos graves e reduzir o número de óbitos por dengue. Esse tratamento precoce faz toda a diferença”, afirmou Soranz.

Anúncio

Caso haja necessidade, mais centros de atendimento poderão ser abertos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Além dos polos, os 150 centros de hidratação montados no final do ano passado nas unidades de saúde para o atendimento de devido aos efeitos do calor também serão usados na assistência às pessoas com dengue.

Leia Também:  Cresce número de crianças internadas por vírus respiratório

Fonte: EBC SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

LUCAS DO RIO VERDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA