Search
Close this search box.

SAÚDE

Covid-19: Confira quem está sendo vacinado em Lucas do Rio Verde nesta semana

Publicado em

O Município de Lucas do Rio Verde informa a todos os cidadãos que, na atual fase, estão sendo imunizados:
– Pessoas com 22 anos completos ou mais, sem comorbidades (convocações nesta semana)

– Segunda dose
– Lactantes, gestantes e puérperas (por lista nos PSFs)

QUEM JÁ FOI IMUNIZADO?

– Idosos acima de 60 anos de idade
– Pessoas com Síndrome de Down (acima de 18 anos)
– Pacientes que fazem tratamento de hemodiálise (acima de 18 anos)
– Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas (incluindo Guarda Municipal)
– Profissionais da Saúde
– Profissionais da Educação
– Profissionais da Assistência Social
– Pessoas com Deficiência Permanente, cadastradas ou não no BPC, de 18 a 59 anos de idade
– Pessoas acima de 18 anos, que possuem comorbidades e tiveram o cadastro aprovado
– Trabalhadores da indústria, da limpeza urbana e caminhoneiros* (pela faixa etária já convocada, conforme decisão do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Lucas do Rio Verde)
– População privada de liberdade

A sequência da prioridade foi definida pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 e o envio, quantidade e finalidade das doses é de responsabilidade do Governo do Estado. Em nova determinação, o Governo informa que, a partir de agora, não será mais trabalhado o envio de doses por grupos, apenas por faixa etária (exceto para segundas doses).

Ação faz parte do plano do Governo de Mato Grosso para corrigir a distorção da cobertura de primeira dose segundo a população vacinável por grupo e por faixa etária estimada pelo Ministério da Saúde. Cabe aos municípios, então, receber e aplicar as doses seguindo as diretrizes das documentações oficiais.

Leia Também:  Diabetes x Natal: o que saber para melhorar o controle glicêmico

Confira abaixo a programação da vacinação de acordo com a faixa etária convocada em cada dia.

PRIMEIRA DOSE

Data: Terça-feira (24/08)
Público-alvo: 26 e 27 anos completos ou mais

Anúncio

Data: Quarta-feira (25/08)
Público-alvo: 24 e 25 anos completos ou mais

Data: Quinta-feira (26/08)
Público-alvo: 22 e 23 anos completos ou mais

Modalidade: drive-thru e pedestres
Horário: 7h às 10h
Local: Parque de Exposições (Pavilhão da Expolucas) – Entrada pela Avenida Beira Mata, com acesso pela Avenida das Nações
Levar: Documento com foto, carteira vacinal e comprovante de residência

SEGUNDA DOSE

ASTRAZENECA
Pessoas que tomaram a 1ª dose entre os dias 25 de maio a 06 de junho, devem comparecer:
Dias: 23 a 27/08 (segunda a sexta-feira)
Horário: 13h30 às 16h
Local: Antigo Fórum – Av. Rio de Janeiro (ao lado da Escola Olavo Bilac)

CORONAVAC
Pessoas que tomaram a 1ª dose entre os dias 25 de julho a 02 de agosto, devem comparecer:
Dias: 25 e 26/08 (quarta e quinta-feira)
Horário: 13h30 às 16h
Local: Antigo Fórum – Av. Rio de Janeiro (ao lado da Escola Olavo Bilac)

RECOMENDAÇÕES

– Evite aglomerações desnecessárias: Só leve um acompanhante ao local de vacinação SE A PESSOA TAMBÉM JÁ ESTIVER NA IDADE COMPLETA PARA VACINAR.

Leia Também:  Covid-19: Mais um óbito é registrado em Lucas do Rio Verde

– Atenção: O cadastro da vacinação contra a Covid-19 é único e integrado no país inteiro. Se o cidadão recebeu a primeira dose em outro município e agora “optou” por tomar novamente a primeira dose em Lucas do Rio Verde, após ser feito o lançamento dos dados no sistema nacional de vacinação e constatado a duplicação do recebimento de doses, o cidadão será notificado ao Ministério Público sobre o ato. Seja consciente. Respeite os demais e aguarde sua vez. E quando ela chegar, não escolha a vacina, pois TODAS as vacinas são testadas e aprovadas pela Anvisa.

– Gestantes e puérperas: Devido às restrições de vacinas para esse grupo, dê preferência ao agendamento pela lista de interesse disponibilizada nos PSFs.

Anúncio

– Cadastro por comorbidades: Se você possui cadastro por comorbidades verifique se há documentos pendentes na sua situação cadastral no site da Prefeitura. Caso você tenha feito o cadastro e sua faixa etária já tenha sido chamada nas convocações, você DEVE comparecer a qualquer dia de vacinação de primeira dose para ser imunizado.

– Em “Transparência”, você pode acompanhar todo o processo de recebimento e destinação de doses do município pelos documentos oficiais do Ministério da Saúde e Governo do Estado de Mato Grosso. No “Vacinômetro”, todas as doses já aplicadas e à quais públicos foram destinados.

Demais informações sobre o panorama atual da vacinação contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde, clique em https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/coronavirus

A vacina é proteção individual e coletiva. VACINE-SE.

 

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

SAÚDE

Saiba como funcionam os polos para pacientes com dengue no Rio

Publicados

sobre

Até o fim desta semana, a cidade do Rio de Janeiro terá dez polos de saúde específicos para atender a pacientes com suspeita de dengue. O primeiro deles, em Curicica, na zona oeste da cidade, foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (5). A capital entrou hoje em situação de emergência devido à doença.

Haverá polos também em Campo Grande, Santa Cruz e Bangu (na zona oeste), Complexo do Alemão, Madureira, Del Castilho e Tijuca (na zona norte), Gávea (na zona sul) e Centro.

A abertura dos polos é uma das ações do plano de contingência de enfrentamento à dengue, criado pela prefeitura do Rio, uma vez que a cidade já registrou, este ano, 11 mil casos da doença, com 360 deles necessitando de internação.

Os polos vão funcionar nas dependências de unidades básicas de saúde. No caso de Curicica, por exemplo, está localizado dentro do Centro Municipal de Saúde Raphael de Paula Souza.

Atendimento

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, orienta as pessoas a procurarem atendimento nos polos ou em redes de atenção básica se começarem a sentir sintomas da dengue, que incluem febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos.

Leia Também:  Homem briga no trânsito e mata outro a facadas em MT

Assim que chegam ao polo, os pacientes têm uma amostra do sangue recolhida para a confirmação do diagnóstico, que é dado cerca de uma hora depois da coleta. No local, também há cadeiras e macas para hidratação venosa e oral.

A equipe de saúde, formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, fará também a classificação da gravidade do quadro. Os quadros mais graves serão encaminhados para internação como “vaga zero” (emergência), através da Central Municipal de Regulação.

O plano de contingência também prevê a destinação de leitos exclusivos para a internação desses pacientes. No Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, por exemplo, que funciona como uma unidade de referência inicial, foram separados 20 leitos.

No próprio Centro Municipal de Saúde Raphael de Paula Souza, também haverá um setor destinado à internação de pacientes com dengue e outras arboviroses (doenças transmitidas por artrópodes, como mosquitos e carrapatos).

“Esse nosso primeiro polo consegue fazer todo o tratamento. O paciente chega, colhe sangue, consegue fazer hemograma, consegue colher sorologia. Se precisar de hidratação, faz hidratação venosa e oral aqui mesmo. E, se precisar de internação, também tem leitos dedicados aqui para arbovirose e infectologia. O objetivo é que a gente consiga reduzir o número de casos graves e reduzir o número de óbitos por dengue. Esse tratamento precoce faz toda a diferença”, afirmou Soranz.

Anúncio

Caso haja necessidade, mais centros de atendimento poderão ser abertos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Além dos polos, os 150 centros de hidratação montados no final do ano passado nas unidades de saúde para o atendimento de devido aos efeitos do calor também serão usados na assistência às pessoas com dengue.

Leia Também:  Fim dos Tempos: Homem flagra o namorado tendo relações com cão e acaba espancado por ele

Fonte: EBC SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

LUCAS DO RIO VERDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA