SAÚDE

Cuiabá acaba com toque de recolher e sinaliza abrir escolas infantis em setembro

Publicado em

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou que o toque de recolher – que proibia a circulação de pessoas entre às 20h00 e 5h00 – está suspenso. Segundo ele, o decreto estadual que autoriza a retomada das atividades econômicas, automaticamente, acaba com o toque de recolher momentaneamente.

Ele lamentou essa questão, pois a medida estava surtindo efeito reduzindo a propagação da Covid-19. Segundo o prefeito, a redução das aglomerações no período noturno, principalmente com festas e reuniões, impede a proliferação do novo coronavírus.

Toque de recolher está suspenso porque a medida judicial decretou essa abertura, seguindo o decreto do Estado. Uma medida que se mostrou muito eficiente para conter a propagação do novo coronavírus em Cuiabá, mas não tem como conviver, assinalou o prefeito em entrevista a TV Centro América, confirmando que as atividades comerciais também estão autorizadas a funcionar. O comércio de modo geral, os shoppings centers e Shopping Popular, bares e restaurantes, podem funcionar normalmente, seguindo o decreto estadual, colocou.

A única exceção, até o momento, é o funcionamento de escolas públicas e particulares, além de eventos como shows e jogos de futebol. Porém, o gestor frisou que está buscando uma alternativa para a reabertura dos berçário e educação infantil na rede privada a partir do mês de setembro.

Leia Também:  Três escolas estaduais de tempo integral terão ênfase em língua estrangeira

Estamos estudando a situação muito difícil que estão vivendo os proprietários de berçários e educação infantil. Está havendo um colapso econômico neste setor e estamos estudando essa retomada gradual dessa atividade. Não é nenhuma promessa, mas estamos avaliando para setembro, colocou.

SEM LIBEROU GERAL

Na manhã deste sábado, Emanuel Pinheiro gravou um vídeo afirmando que irá dialogar com os setores econômicos sobre a reabertura das atividades. Ele deve impor restrições de horários de algumas atividades.

Apesar de defender a reabertura econômica, o prefeito indicou que deve impor algumas medidas restritivas. Cuiabá tem gestor, tem leis, tem normas e essas normas devem ser seguidas, frisou.

Ele avisou" aos comerciantes que deve determinar outras medidas restritivas, principalmente com relação aos horários de funcionamento das atividades comerciais. Não é liberou geral não. Não é fazer o que eu quero. Cuiabá tem normas e regras, garantiu.

Anúncio

O prefeito disse que tomará as medidas após conversar com os setores econômicos. Não podemos ignorar que ainda vivemos numa pandemia. Não estamos em tempos de normalidade. Temos que retomar aquilo que nos retiraram com a medida judicial. Um novo normal, com toda segurança e responsabilidade, disse.

Leia Também:  Covid-19 segue como emergência mundial de saúde, decide OMS

Fonte: FOLHA MAX

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA