Visando a orientação e o cuidado com a saúde da mulher, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde deu início nesta quinta-feira (01) às ações da Campanha Outubro Rosa. Durante todo o mês serão realizadas atividades nas unidades da prefeitura.
O objetivo é estimular as mulheres a realizarem exames preventivos de mama e de colo de útero, com a proposta de diagnosticar precocemente o câncer nessas áreas do corpo, aumentando as chances de eficácia do tratamento.
Nos PSFs serão feitas orientações em sala de espera, testes rápidos e exames agendados, com a proposta de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. No Paço Municipal, em parceria, as secretarias de Administração e Saúde promoverão ações de orientação e envolvimento com todas as mulheres servidoras.
Conforme a médica Drª Daniela Knob, o câncer de mama é a segunda maior causa de morte entre as mulheres e o câncer de colo uterino é a quinta, e, apesar da influência do fator genético, muitos casos das doenças têm sido observados de forma isolada, sem histórico familiar.
“O número de óbitos destas doenças é muito grande se pensarmos que são doenças que podem ser prevenidas, por isso é importante o diagnóstico precoce, seja fazendo mensalmente o autoexame das mamas em casa mesmo ou em consultório e o preventivo pelo menos uma vez ao ano. Os exames estão disponíveis o ano todo na rede municipal, e o Outubro Rosa vem realmente pra lembrar as mulheres sobre a importância de cuidar da saúde. Além disso, a orientação é cuidar da alimentação, praticar atividades físicas, não fumar, entre outros cuidados que podem ser tomados para evitar doenças”, destacou Daniela.
Para reforçar sobre a campanha, ao longo deste mês, monumentos e pontos turísticos da cidade ficarão iluminados por luzes rosas. No Paço Municipal, as secretarias e departamentos foram decorados para lembrar servidores e visitantes sobre a importância deste mês, especialmente para a saúde da mulher.
Outubro Rosa
Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Fonte: ASCOM