SAÚDE
Estimular movimentos pode reduzir dores da artrose e fortalecer articulações, dizem especialistas
A artrose, doença caracterizada pela degeneração da cartilagem das articulações, pode causar dor, rigidez, inflamação e limitação de movimentos, especialmente em regiões como joelhos, mãos e quadris. A condição é mais comum em pessoas acima dos 50 anos e está entre as doenças articulares mais prevalentes no mundo.
Com a progressão da doença, a cartilagem — responsável por reduzir o atrito entre os ossos — vai se desgastando, o que aumenta o contato direto entre as estruturas ósseas e intensifica o desconforto.
Apesar disso, especialistas apontam que o movimento pode ser um aliado importante no controle dos sintomas. A prática de exercícios adequados ajuda a manter a mobilidade, reduzir a dor e fortalecer as articulações afetadas.
Entre as abordagens citadas está o chamado treinamento 3D, que propõe a utilização de movimentos em diferentes planos do corpo como forma de reabilitação. A técnica tem como foco a recuperação funcional, buscando não apenas aliviar a dor, mas também identificar possíveis causas do problema, levando em consideração fatores físicos e emocionais.
Segundo defensores desse tipo de abordagem, a ausência de movimento pode piorar a rigidez articular e acelerar o enfraquecimento muscular, enquanto a atividade orientada contribui para melhorar a estabilidade e a funcionalidade das articulações.
Especialistas reforçam, no entanto, que qualquer prática de exercício em casos de artrose deve ser individualizada e orientada por profissionais de saúde, já que a intensidade e o tipo de movimento variam conforme o estágio da doença e as condições do paciente.
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias agoCaso Gleici pode ter reviravolta; veja novo vídeo do momento que engenheiro esfaqueia mulher e filha de 8 anos. imagens fortes!
-
SORRISO4 dias agoImagem de menino resgatado nos EUA reacende esperança no caso de irmãos desaparecidos; crianças têm ligação com Sorriso
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias agoHomem é preso após suspeita de agredir esposa no bairro Alvorada
-
LUCAS DO RIO VERDE4 dias agoCasal é sequestrado após recusar “corre” e acabam sendo salvos pela GCM; drogas foram apreendidas em Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE3 dias agoJosias José de Lima, ex-presidente de bairro mototaxista querido, morre após luta contra o câncer
-
LUCAS DO RIO VERDE23 horas agoIdentificado homem que morreu no Hospital São Lucas após ser liberado de Pronto Atendimento
-
LUCAS DO RIO VERDE3 dias agoRanger fica destruída em grave acidente com caminhão na MT-449
-
LUCAS DO RIO VERDE12 horas agoAdolescente sai para ir à escola e não retorna para casa; família busca informações