SAÚDE
Febre maculosa: o que é, quais os sintomas e como tratar e prevenir?

A febre maculosa já provocou a morte de 22 pessoas no país. Destas, metade (11) foram registradas no estado de São Paulo. O Ministério da Saúde vem observando um aumento dos casos, sobretudo na região Sudeste.
A doença é transmitida pela picada do carrapato-estrela infectado pelas bactérias Rickettsia rickettsii , ou Rickettsia parkeri . A infecção pode se manifestar de forma leve ou grave. Entre os sintomas, estão febre alta, dor no corpo, dor de cabeça, inapetência, desânimo, náuseas, vômito, diarreia, dor abdominal, dor muscular constante, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés e gangrena nos dedos e orelhas.
Em casos mais graves, a infecção causa paralisia dos membros, com início nas pernas, e também dos pulmões, podendo levar a uma parada respiratória. Outras complicações mais sérias incluem inflamação do cérebro e insuficiência renal.
O diagnóstico precoce da febre maculosa é difícil, uma vez que os sintomas se assemelham aos de outras doenças, como leptospirose, dengue, hepatite viral e outras. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda que a pessoa procure um médico assim que os primeiros sintomas aparecerem. Apenas um exame poderá confirmar se a pessoa tem ou não a doença.
Uma vez feito o diagnóstico, o paciente deve se tratar com o uso de antibiótico específico. A demora pode agravar o caso, podendo levar à morte. Por esse motivo, é tão importante procurar atendimento o quanto antes.
A febre maculosa pode ser contraída principalmente em áreas de mato e jardins, onde predominam os carrapatos. A principal orientação, portanto, é se proteger com roupas e calçados que tampem o corpo – calças, botas e blusas de manga comprida – ao caminhar em áreas arborizadas e usar repelentes que tenham ação contra carrapatos. Aos que têm animais domésticos, é importante ressaltar ainda que previnam os carrapatos nos pets, com a administração de antiparasitários.
Caso uma pessoa seja picada por um carrapato, ela não deve, sob hipótese nenhuma, esmagar o aracnídeo com as unhas, pois isso pode liberar bactérias e contaminar partes do corpo com lesões. A orientação é retirá-los com o auxílio de uma pinça.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG .
Fonte: IG SAÚDE
-
LUCAS DO RIO VERDE7 dias agoSaiba quem é o jovem encontrado carbonizado em área de mata em Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias agoJustiça manda transferir para hospital psiquiátrico público homem acusado de matar esposa a facadas e tentar assassinar filha em Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias agoPM supostamente afastado da corporação é acusado de ameaçar pessoas com arma de fogo em disputa por terras em Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias agoSORTUDO! Morador de Lucas do Rio Verde ganha R$ 100 mil no Nota MT após colocar CPF na nota fiscal
-
LUCAS DO RIO VERDE7 dias agoFamília pede ajuda para trazer corpo de homem que morou por cerca de 20 anos em Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE7 dias agoCorpo é encontrado em área de mata em Lucas do Rio Verde; Polícia Civil e Politec estão no local
-
LUCAS DO RIO VERDE7 dias agoEXCLUSIVO: Corpo encontrado em área de mata pela DERF em Lucas do Rio Verde foi carbonizado
-
LUCAS DO RIO VERDE3 dias agoSaiba quem é a mulher morta com 16 facadas pelo ex-companheiro em MT