Search
Close this search box.

SAÚDE

Molnupiravir: Anvisa adia chegada do remédio contra a Covid ao Brasil

Publicado em

Molnupiravir, primeiro antiretroviral contra a Covid-19
DIVULGAÇÃO/MSD
Molnupiravir, primeiro antiretroviral contra a Covid-19

Nesta sexta-feira (28), a farmacêutica MSD, fabricante do antiviral  Molnupiravir contra a Covid-19 , informou que o medicamento não vai chegar à rede privada ainda nesta semana, como havia sido anunciado.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disse, em nota, que pediu uma análise adicional sobre o tratamento do coronavírus antes que ele seja disponibilizado nas farmácias e hospitais.

“Assim que reavaliado pelo órgão, Monulpiravir poderá estar disponível para os pacientes nestes locais”, afirmou a MSD.

A previsão era que a farmacêutica entregasse o medicamento aos hospitais, clínicas oncológicas e farmácias ao redor do país ainda neste semana. O remédio estaria disponível ao público, então, a partir da semana que vem, sob prescrição médica.

Medicamento aprovado pela Anvisa

Molnupiravir foi aprovado pela Anvisa no início de maio deste ano para uso em pacientes adultos, que não necessitem de oxigênio suplementar e apresentem risco elevado de agravamento da Covid-19 .

O medicamento, no entanto, não é indicado para mulheres grávidas, que tenham chance de engravidar e durante a amamentação. De acordo com a agência, as altas doses do remédio podem comprometer o desenvolvimento do feto.

Leia Também:  Vitória do Brasil anima torcedores no Vale do Anhangabaú em São Paulo

Também não é recomendada a aplicação em menores de 18 anos, em pacientes que já estejam internados ou como forma de prevenção para a doença.

Anúncio

Durante a aprovação, no entanto, o presidente da Anvisa , Antonio Barra Torres, ressaltou que o uso do medicamento não substitui a vacinação contra o coronavírus. De acordo com ele, a autorização temporária e emergencial é uma forma de oferecer mais uma opção ao Ministério da Saúde no tratamento da doença.

Desde o início da pandemia de Covid-19, o Brasil já registrou mais de 687 mil mortes em decorrência da doença, de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Somente no país, já foram identificados 34.815.258 casos da doença, segundo a última atualização do painel, no fim da tarde dessa quinta-feira (27).

Os estados que têm mais óbitos pelo coronavírus são: São Paulo, com mais de 175,5 mil, Rio de Janeiro, com 75,8 mil, e Minas Gerais, com 63,8 mil. Já os que tiveram as menores taxas são, respectivamente: Acre (2.029), Amapá (2.164) e Roraima (2.175).

Leia Também:  Preservação de acervos culturais é tema hoje do Brasil em Pauta

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA