O descarrilo de um trem no começo do mês em Ohio e Pensilvânia , nos Estados Unidos , fez com que ocorresse em um grande derramamento de cloreto de vinila , gerando uma fumaça na atmosfera.
A quantidade maior de vazamento foi de cloreto de vinila, substância de gás incolor, altamente estável na ausência de luz e de oxigênio. Ele costuma ficar armazenada em baixas temperaturas ou sob pressão. O produto também pode ser denominado como cloretileno, cloroeteno e monocloretileno.
Nos EUA 🇺🇸 aconteceu um desastre como a de Chernobyl. Em Ohio, ocorreu o que pode ser um dos maiores desastres ecológicos da história dos Estados Unidos. Um trem descarrilou com 100.000 galões de cloreto de vinil, explodindo em uma enorme bola de chuva tóxica que envenenou tudo. pic.twitter.com/VjeIt89ZKt
O produto é bastante usado para produzir resina policloreto de vinila (PVC), desta forma é possível fabricar tubos e outros plásticos. A substância também pode ser usada em móveis e estofados de automóveis, revestimentos de paredes e peças de carros, caminhões e motos.
Advertisement
Meio Ambiente
O produto raramente pode ser vista em água superficial, só se ela estiver contaminada, com concentração inferior a 10 ug/L.
O cloreto de vinila no ar costuma ser baixo, com exposição acontecendo por causa de descarga de gases de exaustão de fábricas que utilizam a substância ou pela evaporação de regiões onde os resíduos são armazenados.
CHERNOBYL 2.0: Em Ohio, um trem q transportava 100 mil galões de cloreto de vinila “materiais químicos perigosos” descarrilou e cidadãos foram forçados a evacuar. nuvem tóxica se formou, lagos contaminados, animais morrendo com ar extremamente poluído. Rihanna OVNIS China Canadá pic.twitter.com/cbIlMNdRp4
A principal exposição do produto aos humanos é inalatória. Porém, quando há uma concentração alta da substância durante longos períodos pode ocasionar em efeitos narcóticos, como dormência dos dedos, desenvolvimento de angiosarcoma hepático, acroosteólise e alterações hepatocelulares.
A exposição aguda em curto prazo também resulta em tontura, sonolência e dores de cabeça. Ao longo prazo, o fígado pode sofrer danos, podendo acarretar em desenvolvimento de câncer.
O cloreto de vinila foi classificado como carcinógeno pela primeira vez por pesquisadores na década 70 quando descobriram uma forma rara de câncer – angiossarcoma do fígado – em trabalhadores ‘da borracha’ de uma fábrica no complexo de plantas químicas de Rubbertown em Louisville, Kentucky. O PVC também contém diversos elementos químicos, como plastificantes ftalatos, ligados também a problemas sistema endócrino humano.
Para saber mais detalhes sobre o acidente, clique aqui.