SAÚDE

OUTUBRO ROSA: Lucas do Rio Verde zera filas para realização de mamografias

Publicado em

Mês de combate e prevenção ao câncer de mama, outubro é dedicado a realização de campanhas, principalmente, de conscientização e prevenção. Em Lucas do Rio Verde  a meta era diminuir o tempo de espera pelo exame de mamografia e hoje a fila foi zerada. Apenas em 2019 foram realizados quase 160 mil procedimentos ligados à saúde da mulher.

 

                                                            

  
De acordo com o secretário de Saúde do município, Rafael Bespalez, a principal preocupação da atual gestão foi garantir o atendimento às mulheres. “Sabemos que muitos casos a paciente não pode esperar e o diagnóstico precoce pode ser determinante no tratamento e na cura do câncer de mama”, disse.

 

 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de pele, correspondendo a 29% dos novos casos da doença ao ano. 

Leia Também:  Prefeitura de Lucas do Rio Verde abre diversas licitações nos próximos dias

 

 

Para Vivian Fávaro, secretária-adjunta da Saúde, tão importante quanto a mamografia e a realização do CCO (coleta de exame preventivo do colo uterino) é fazer o autoexame das mamas pelo menos uma vez por mês. “Somente no ano passado foram realizadas 12 mil mamografias e 55 mil exames de preventivo. Hoje, a paciente entra com o pedido no sistema e entre consulta, regulação e agendamento, ela não irá esperar nem os 30 dias (previstos por lei) para ter o exame em mãos”, explicou Vivian.

Anúncio

 

 

O Outubro Rosa é uma campanha anual de combate ao câncer de mama. Criada na década de 1990, a campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, compartilhando informações e proporcionando acesso ao tratamento da doença.

Fonte: ASSESSORIA

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA