SAÚDE

PANDEMIA EM ALTA: Números revelam explosão de casos de Covid-19 em Mato Grosso

Publicado em

Os números da pandemia de Covid-19 revelam uma explosão de casos confirmados da doença entre janeiro e fevereiro de 2021. Se comparado ao período que corresponde o intervalo entre dezembro e janeiro, o número de casos subiu quase 90%. Já em relação ao número de mortes, o aumento foi de 61% em realação aos dois períodos. 

 

 

Em 5 de dezembro de 2020, o Estado registrava 162.186 casos de Covid-19, conforme os dados disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). No mesmo dia de janeiro de 2021, o número subiu para 183.673, isto é, em um mês foram registrados 21.487 casos da doença, cerca de 716 ao dia. 

 

 

Já em fevereiro de 2021, o acumulado de casos chegou a 224.416, ou seja, 40.743 casos a mais do que em janeiro. Desta vez, a média de casos por dia alcançou 1.358, revelando uma verdadeira explosão na transmissão do coronavírus. 

 

 

Anúncio

A situação é semelhante em relação ao número de mortes, que em dezembro de 2021 somava 4.186, passando para 4.596 em janeiro de 2021. Nesse intervalo, a média foi de 13 óbitos por dia. 

Leia Também:  DESCASO: Corpo de criança morta por covid é deixado por 24h em hospital

 

 

Já em fevereiro, o número de mortes acumuladas divulgadas pela SES chegou a 5.263, com 667 registros a mais que janeiro, acarretando uma média de 22 óbitos diários. 

 

 

Segundo os especialistas, os maiores vilões na curva crescente dos números foram as festas de fim de ano, período em que muitas pessoas se reuniram e se aglomeraram para as comemorações. 

 

 

O resultado, no entanto, foi catastrófico. Na última sexta-feira (5), a taxa de ocupação nas UTIs da rede pública de saúde do Estado chegou a 79,4% com hospitais já completamente lotados. 

Anúncio

 

 

É o caso do Hospital e Maternidade Santa Rita, em Várzea Grande, Hospital e Maternidade São Lucas, também em Várzea Grande, Hospital Regional Dr. Antônio Fontes, em Cáceres e Hospital Regional de Sorriso. 

 

 

No Hospital Municipal São Benedito De Cuiabá, a taxa de ocupação dos leitos ultrapassa 90% e a situação se repete no Hospital Regional De Sinop.

 

 

Apesar de já existir vacina contra a Covid-19, as doses disponibilizadas ainda não são suficientes para frear o contágio da doença. Em Mato Grosso, a vacinação começou em janeiro, mas só atingiu profissionais da saúde, indígenas e idosos institucionalizados.

Leia Também:  Família de morta com Covid-19 diz que aposentada contraiu o vírus depois de ser internada para cirurgia no braço em Cuiabá

 

Anúncio

 

Diante disso, as autoridades reforçam a necessidade das práticas preventivas à doença, como o distanciamento social, higienização das mãos e uso de máscara.

Fonte: HIPERNOTICIAS

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA