SAÚDE

Secretário de Saúde e enfermeira estão curados; adjunto continua na UTI

Publicado em

Dos 11 pacientes diagnosticados com Covid-19 em Sinop (500 km ao norte de Cuiabá), três deles já estão recuperados e podem voltar às suas funções. Um exemplo é o secretário de saúde do município, o médico psiquiatra Kristian Barros, de 41 anos, que junto com o secretário-adjunto de saúde, Wirciley Fonseca, 45, e uma enfermeira chefe de Sinop, de 37 anos, foram os três primeiros pacientes com o resultado positivo de Covid-19. A enfermeira também está curada.

 

Barros ressalta que teve sintomas leves e apenas nos três primeiros dias. Apresentou cefaleia, tosse e sensação de falta de ar. Os 13 dias que se seguiram foram assintomáticos. Hoje, considera estar 100% curado e retoma as funções, de forma presencial, nesta quarta-feira.

Quadro diferente do secretário-adjunto que continua internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Wirciley é o único paciente com resultado positivo de Covid-19 internado no município. De estado gravíssimo, hoje tem o estado considerado grave, de acordo com o secretário de Saúde. Wirciley Fonseca continua entubado e depende da ajuda de respirador.

Apesar de ter apenas 45 anos e não estar inserido num grupo considerado de risco, o secretário-adjunto é obeso e tinha dificuldade de circulação nas pernas. O secretário de saúde enfatiza que quadros como o dele tornam mais difícil a recuperação da Covid-19. Enfatiza que hoje Wirciley é tratado dos problemas que a Covid-19 deixou.

Leia Também:  Programação do Outubro Rosa da Secretaria Municipal de Saúde será intensificada aos sábados

O secretário Kristian Barros diz que é difícil precisar onde foi contaminado, uma vez que percorre muitas unidades de saúde e estava sempre na companhia do secretário-adjunto. Ele faz o alerta da diferença de quadro, sendo que o dele foi praticamente assintomático e o do colega de trabalho gravíssimo.

Por isso, o secretário de Saúde de Sinop enfatiza que a população precisa continuar tendo muita cautela, para que não chegue a precisar de uma internação. “O vírus tem uma disseminação muito rápida e não dá para saber quem vai precisar de internação ou não”.

O secretário enfatiza que o município está conseguindo manter o controle sobre a doença, que houve a flexibilização do comércio no município, mas que a população precisa estar consciente. Sair de casa só para o necessário e quando retornar fazer a higienização. Ele enfatiza a importância de lavar as mãos com água e sabão e usar o álcool gel, se possível. “As orientações continuam as mesmas do início, por mais que tenha sido flexibilizado o comércio”.

Além da higienização, o médico enfatiza a importância do uso da máscara, hoje obrigatório em todo o Estado de acordo com decreto assinado pelo governador Mauro Mendes. O secretário afirma que é mais uma ajuda no combate à disseminação da Covid-19.

Anúncio

Além do secretário e da enfermeira, uma paciente de 42 anos também já está recuperada da Covid-19.

Leia Também:  Mato Grosso recebe 58,7 mil doses de vacina contra covid neste sábado

DADOS DIVULGADOS PELA PREFEITURA DE SINOP

125 amostras de suspeitas para a infecção pelo coronavírus SARS-CoV-2 enviadas ao Lacen de Mato Grosso, desde o início da pandemia, ou seja, de 16 de março;
61 testes foram descartados, ou seja, negativaram para o novo coronavírus, neste mesmo período;
11 casos de coronavírus foram confirmados neste mesmo período;
3 pacientes recuperados;
53 pacientes ainda aguardam resultado das coletas;

PACIENTES CONFIRMADOS

01 adolescente (sexo feminino) de 16 anos encontra-se em isolamento domiciliar;
01 homem de 32 anos encontra-se em isolamento domiciliar;
01 mulher de 35 anos: encontra-se em isolamento domiciliar;
01 mulher de 37 anos: encontra-se em isolamento domiciliar (recuperada);
01 mulher de 39 anos encontra-se em isolamento domiciliar;
01 homem de 41 anos: encontra-se em isolamento domiciliar (recuperado);
01 mulher de 42 anos: encontra-se em isolamento domiciliar (recuperada);
01 homem de 45 anos: permanece internado em leito de UTI;
01 homem de 47 anos: encontra-se em isolamento domiciliar (recuperado);
01 mulher de 61 anos: encontra-se em isolamento domiciliar;
01 mulher de 64 anos: encontra-se em isolamento domiciliar.

REPÓRTER MT

COMENTE ABAIXO:
Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA